Leia Cientistas

Compreendendo por que uma população morre

Conheça o projeto Informa SIM

Publicado em 05/08/2024 às 08:31 - Atualizado em 28/08/2024 às 09:43

Compreender o processo pelo qual uma população morre através de dados concretos possibilita a atuação preventiva (imagem: Freepik)

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) detém funcionalidades que permitem a coleta, armazenamento e gerenciamento de registros de óbitos no Brasil. As informações contidas no sistema possibilitam dar visibilidade das principais causas de mortalidade na população, além de associação com o ambiente laboral, óbitos infantis, entre outros. Logo, são informações essenciais que embasam a tomada de decisão de gestores ao destinar esforços em campanhas de prevenção, por exemplo.

Entretanto, a literatura mostra que existe dificuldade de acesso a esses dados, problemas com a interface do sistema e visibilidade que impedem a utilização dos dados de maneira a criar padrões e correlações efetivas.

Nesse sentido, propusemos o tratamento dos dados oriundos do SIM, bem como sua consolidação em formato de Dashboard Power BI, que permite visualização gráfica dos dados, e a criação de indicadores e análises estatísticas por meio de funções da linguagem de programação R, que permitem correlacionar as variáveis da base de dados.

Gráficos
Informa SIM Power BI – Idealizado a partir do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)

Compreender o processo pelo qual uma população morre através de dados concretos possibilita a atuação preventiva nessa problemática. Os impactos esperados no âmbito científico é a concretização de uma ponte entre saúde e tecnologia, onde essa última encontra seu propósito fundamental.

Os dados apresentados nessa etapa do Projeto Informa SIM são do ano de 2022 no estado de Minas Gerais, mas logo o Sistema será atualizado, com vistas a incorporar dados de novos anos, e com isso disponibilizar uma série histórica mais robusta. Posteriormente, poderá se traçar uma evolução anual, comparando se houve melhorias nas ações implementadas, observando se a causa de morte mudou ao longo dos anos. Também almeja-se disponibilizar predições e correlações a partir destes dados.

A ferramenta foi pensada para apoiar gestores e profissionais de saúde, bem como estudantes e a população em geral. Ademais, a população do estado de Minas Gerais pode ser beneficiada pela correta implementação de campanhas, caso gestores implementem ações baseadas nos indicadores. O painel interativo disponibiliza o contato com a equipe que gerencia o projeto, possibilitando a solicitação de acesso aos dados brutos e um espaço para críticas e sugestões, no qual busca-se a interação com a comunidade.

*Dhara Louise Campos de Assis - Estudante do curso de graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

**Wallisen Tadashi Hattori - Doutor em Psicobiologia (UFRN). Professor de Bioestatística do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

***Stefan Vilges de Oliveira - Doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: SIM mortalidade dados saúde