Construindo o amanhã: a relevância social da pós-graduação

Aula Inaugural da Pós-Graduação da UFU 2024/2 contou com palestra do reitor Valder Steffen Junior

Publicado em 19/08/2024 às 14:37 - Atualizado em 21/08/2024 às 16:57

Diretores da Propp e representante da APG estiveram presentes. (Foto: Milton Santos)

Hoje (19), aconteceu a Aula Inaugural da Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), o evento teve como objetivo recepcionar os ingressantes do semestre 2024/2 dos cursos de pós-graduação.

Estiveram presentes na cerimônia, o reitor da UFU, Valder Steffen Junior; o vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Paluma; a diretora de pós-graduação, Eloísa Ferro; o diretor de Pesquisa, Murilo Vieira; a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, Manuela Botrel; e o coordenador geral da Associação de Pós-Graduandos (APG/UFU), Matheus Ávila.

Steffen Junior ministrou a palestra “Construindo o amanhã: a relevância social da pós-graduação”. Em sua fala, ele destacou a importância do desenvolvimento da Ciência e da Inovação no país, principalmente nas universidades. “Investimento é o problema de um país com as características do nosso, quando se desenvolve a Ciência, Tecnologia e Inovação. Eu não posso falar para uma comunidade acadêmica que eu não tenho dinheiro para investir neles, se não eles desistirão do processo ou vão embora. Se a gente for fazer um somatório do prejuízo que o país tem com essas perdas é algo inimaginável”, salienta.

Reitor e pró-reitor
Reitor da UFU por dois mandatos consecutivos, Valder Steffen Junior recepcionou pós-graduandos para o novo semestre. (Foto: Milton Santos)

Por fim, Paluma celebrou mais uma aula inaugural da pós-graduação que se tornou tradição na universidade, a última da atual Gestão Superior da UFU que encerra, ainda neste ano, seu segundo mandato na Reitoria. Veja mais fotos do evento na seção UFU em Imagens.

Palavras-chave: Aula Inaugural da Pós-Graduação Pós-graduação recepção Propp