Educação Básica

Eseba/UFU publica edital de ingresso para 2025; saiba como participar

Prazo de inscrição estará aberto de 23 de setembro a 03 de outubro; vagas serão preenchidas via sorteio público

Publicado em 26/08/2024 às 11:26 - Atualizado em 30/08/2024 às 12:23

Sorteio das vagas será realizado no dia 30 de outubro

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) divulgou o edital para o ingresso de novos estudantes no ano letivo de 2025. As inscrições estarão abertas de 23 de setembro a 3 de outubro de 2024, com 61 vagas para crianças do 1º Período da Educação Infantil e formação de lista de espera para estudantes do 2º Período ao 9º ano do Ensino Fundamental. O processo seletivo será realizado por meio de sorteio público, garantindo a transparência e a imparcialidade no preenchimento das vagas.

Como participar

O processo de inscrição e seleção para ingresso na Eseba/UFU é detalhado no edital e envolve algumas etapas essenciais. Abaixo, confira o passo a passo para participar:

1. Verifique os requisitos: As vagas são destinadas a crianças que completarão 4 anos até 31 de março de 2025 (1º Período da Educação Infantil). Para o 2º Período da Educação Infantil e do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, não há vagas disponíveis, apenas listas de espera.
  2. Faça a inscrição: As inscrições podem ser feitas de duas maneiras:
    • Presencialmente: Na Secretaria Escolar da Eseba, localizada no Campus Educação Física, Bairro Aparecida, em Uberlândia-MG, no horário de 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
    • On-line: Pelo site oficial da Eseba. O responsável deverá imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário.
  3. Taxa de inscrição: Famílias de baixa renda podem solicitar isenção da taxa de inscrição entre 23 de setembro e 2 de outubro de 2024, diretamente no Serviço Social da Eseba. A isenção está condicionada à comprovação da situação socioeconômica. Para os demais candidatos é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 70,00 até o dia 4 de outubro de 2024. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, lotéricas ou caixas eletrônicos. O comprovante de pagamento deve ser guardado, pois pode ser solicitado posteriormente.
  4. Acompanhe a divulgação das listas: A pré-lista dos candidatos inscritos será divulgada no dia 15 de outubro de 2024. Caso seja necessário corrigir dados, o responsável deverá comparecer à Secretaria Escolar nos dias 16 a 18 de outubro. A lista definitiva será publicada em 23 de outubro de 2024.
  5. Participe do sorteio público: O sorteio das vagas será realizado no dia 30 de outubro de 2024, às 9h, com transmissão ao vivo pela internet. Os links para acompanhar o sorteio serão disponibilizados no portal COMUNICA UFU e no site da Eseba.
  6. Confira os resultados: O resultado preliminar do sorteio será divulgado no dia 31 de outubro de 2024. Os responsáveis poderão entrar com recurso nos dias 1º e 4 de novembro, caso necessário. O resultado final será publicado em 8 de novembro de 2024.
  7. Realize a matrícula: Os candidatos sorteados deverão efetivar a matrícula nos dias 7 e 8 de janeiro de 2025, na Secretaria Escolar da Eseba. É imprescindível apresentar os documentos exigidos, como certidão de nascimento, carteira de vacinação atualizada, foto 3x4 e comprovante de endereço.

Modalidades de Vagas

O edital também especifica as modalidades de vagas disponíveis, contemplando ampla concorrência, perfil socioeconômico, e cotas para negros, indígenas, pessoas com deficiência, e refugiados. Ao todo, são 61 vagas disponíveis para o 1º Período da Educação Infantil, distribuídas entre as diversas modalidades.

Esse processo seletivo reforça o compromisso da Eseba/UFU com a inclusão e a transparência, garantindo que todas as etapas sejam conduzidas de forma justa e acessível para a comunidade.

• Inscrições: 23 de setembro a 3 de outubro de 2024
  • Taxa de inscrição: R$ 70,00
  • Sorteio público: 30 de outubro de 2024, às 9h
  • Matrículas: 7 e 8 de janeiro de 2025

Para mais informações, acesse o site da Eseba/UFU ou entre em contato pelo telefone (34) 3218-2946.

Palavras-chave: Eseba ingresso sorteio