Graça do Aché promove seminário de reflexões sobre educação antirracista

Evento  busca mobilizar a comunidade com diálogos entre educação e combate ao racismo. Trabalhos poderão ser submetidos até 6 de setembro

Publicado em 27/08/2024 às 13:52 - Atualizado em 28/08/2024 às 13:23

Arte: Giovana Calçado

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché promove, de 9 a 11 de outubro, o “1º Seminário Regional de Pesquisas em Filosofia, História e Letras: Diálogos sobre linguagens e educação antirracista” . O envio de trabalhos para submissão poderá ser feito até 6 de setembro. Serão aceitos resumo expandido e pôster.  A proposta  do Seminário, que é aberto a comunidade,  é promover o diálogo nas áreas de pesquisa, da filosofia, história e letras.

De acordo com Magnun Barbosa, secretário do Graça do Aché, "o Seminário pretende auxiliar na produção de reflexões mais abrangentes, sobre os embates do ensino, em uma sociedade tão marcada pelo racismo". Ainda, segundo Barbosa,  “apesar de Uberlândia permanecer no preconceito, é a cidade com uma das principais manifestações da cultura preta: o Congado. É um dever preservarmos essas tradições, através de eventos como esse”, ressalta. Magnun Barbosa destaca, também, que  “o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, enquanto equipamento cultural da UFU e referencial da negritude Uberlandense, tem por missão promover essas ações que mobilizem a comunidade para elaboração de abordagens efetivas, contra o racismo”.

Para além dos pesquisadores do Graça do Aché, o evento contará com alguns pesquisadores vinculados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e egressos que dedicam suas pesquisas à luta antirracista (dentro das áreas da História, Filosofia e Letras). Entre os palestrantes estão: Carla de Brito Nascimento, referência do Instituto de Filosofia, por suas práticas extensionistas, com a comunidade do Glória e Natacha Franciele Silva, que atua, predominantemente, em comunidades de mulheres pretas, com lutas antirracistas.

Poderão submeter trabalhos estudantes da graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área de educação básica . As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo do email: gracadoache@proex.ufu.br. Esperamos você!

Palavras-chave: Graça do Axé Educação Antirracista