Divulgação Científica

UFU inscreve meninas e mulheres da região para Imersão Científica 2025

Projetos de Ituiutaba e Uberlândia integram programa nacional de Futuras Cientistas

Publicado em 21/08/2024 às 16:02 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:25

Imagem: Divulgação MCTI

Alunas do segundo ano do ensino médio e professoras da rede pública de ensino de Ituiutaba (MG) e Uberlândia (MG) podem se inscrever, até 30 de agosto, para as atividades que serão promovidas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Imersão Científica 2025.

A Imersão Científica, do programa Futuras Cientistas, criado em 2012, é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O tema deste ano é “Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas de biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia”. Serão desenvolvidos 90 projetos em todo o país. A UFU participa com dois: “Triângulo de Minas” e “Guardiãs das Águas”.

O “Triângulo de Minas em STEM: rede de apoio e incentivo de ensino de Ciências, Tecnologia, Matemática e Engenharia para meninas do Pontal do Triângulo Mineiro” tem tutoria da professora Milena Brandão, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus Pontal, em Ituiutaba. STEM é um acrônimo em língua inglesa para science, technology, engineering and mathematics. Serão utilizados kits Lego para explorar conceitos científicos e matemáticos de forma divertida e prática.

O outro projeto é “Guardiãs das Águas do Triângulo Mineiro”, com tutoria da professora Jeamylle Nilin, do Instituto de Biologia, que será realizado no Laboratório de Ecologia Aplicada e Ecotoxicologia (Leatox), no Campus Umuarama, em Uberlândia. O contato com a pesquisa científica será feito a partir de atividades de laboratório – como análises físico-químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas de amostras de água de rios e córregos de Uberlândia – e da formação em cidadania ambiental.

As selecionadas receberão um auxílio de R$ 600, financiado pelo CNPq, e os materiais necessários para a realização dos experimentos. Há reserva de vagas para mulheres pretas, pardas, indígenas, quilombolas, trans e travestis.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Cetene. Mais informações também estão disponíveis no perfil @futurascientistas no Instagram.

Palavras-chave: futuras cientistas Imersão Científica 2025 Campus Pontal Campus Umuarama Biologia Ciências Exatas e Naturais