Formação

“Vamos aprender Guarani?”

VI Edição do Curso, que busca ensinar noções básicas de Guarani, acontecerá de 10 a 12 de setembro, no campus Santa Mônica

Publicado em 30/08/2024 às 15:24 - Atualizado em 30/08/2024 às 18:49

Arte: Bianca Oliveira

O Museu dos Povos Indígenas (MuPI) promove de 10 a 12 de setembro, a VI Edição do curso “Vamos aprender Guarani?”. A atividade acontecerá, presencialmente, no auditório 5O-C, do campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Serão duas turmas, a primeira das 9h às 12h e a segunda das 14h às 17h. O curso é um projeto permanente do MuPI, realizado anualmente. A última edição aconteceu de forma remota, em dezembro de 2023.

“Vamos Aprender Guarani?” tem como objetivo ensinar noções básicas da língua Guarani, através do estudo de temáticas culturais, como a culinária, espiritualidade, cantos, cotidiano e entre outros. O projeto será ministrado por Alberto Álvares, indígena da etnia Guarani  Nhandeva, professor e tradutor de Guarani, graduado em Formação Intercultural de Professores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo Lídia Maria Meirelles, coordenadora do Museu dos Povos Indígenas, “ a missão basilar do Museu dos Povos Indígenas é difundir a cultura e a história dos povos originários. O curso de Guarani surgiu com esse propósito, o de incentivar o público a conhecer um pouco desta língua, reconhecendo sua importância para a formação de nossa identidade”.

Lídia Meirelles destaca, ainda, que cerca de 20 mil vocábulos, de origem Tupi, estão presentes no português falado no Brasil, o que torna o nosso idioma um patrimônio rico e diverso.

O curso é aberto a comunidade. As inscrições devem ser feitas  pelo formulário eletrônico, até a véspera do curso. Não perca a oportunidade e participe!

Palavras-chave: Curso de Tupi Museu Povos Indígenas