Desenvolvimento Sustentável

Comitê da UFU recebe inscrições de atividades para certificação 'Selo ODS Educação 2024'

Projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão podem compor a seleção feita pelo Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CGODS) e garantir o reconhecimento da UFU; procedimento deve ser realizado até 20/9

Publicado em 06/09/2024 às 12:09 - Atualizado em 06/09/2024 às 15:59

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pode colaborar para a garantia da certificação do Selo ODS de 2024. Ações como seminários, disciplinas optativas, cursos de qualificação docente e discente, publicações, workshops, projetos de extensão e toda a gama de eventos que proponha troca de ideias e conhecimentos acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pode ser inscrita. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 6 e 20 de setembro, por meio do preenchimento de um formulário virtual.

Segundo o diretor de Sustentabilidade e membro do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Uberlândia (CGODS-UFU), Nelson Barbosa, a certificação é importante para a universidade: “A participação da UFU no 'Selo ODS Educação 2024' é fundamental, pois permite à instituição dar visibilidade aos seus projetos alinhados com os ODS da ONU [Organização das Nações Unidas]. Essa iniciativa reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social, como também valoriza o esforço coletivo de promoção de um ambiente acadêmico que contribua ativamente para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma.

A certificação "Selo ODS Educação" é um projeto desenvolvido pelo Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, o Instituto Selo Social e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030). Além de reconhecer os projetos que contribuem para os ODS, a iniciativa objetiva incentivar as instituições de ensino a promover ações que colaborem com os objetivos da Agenda 2030.

Edição 2023

A UFU foi uma das 39 instituições reconhecidas pelo compromisso com a transformação social que receberam o selo em 2023. Ao todo, 31 projetos desenvolvidos na universidade colaboraram para a garantia da certificação. A cerimônia de reconhecimento ocorreu na cidade de São Paulo, em março deste ano, e contou com a participação de representantes da universidade, por meio do CGODS-UFU e do Programa de Extensão Diário de Ideias.

Entre os destaques da participação da UFU na edição de 2023, estão as atividades de extensão da instituição, representando 22 das 31 ações que colaboraram para garantir a certificação da universidade. Para a diretora de Extensão e membra do CGODS-UFU, Valéria Rodrigues, o fato de todos os projetos de extensão, no momento de registro no Sistema de Informações de Extensão (Siex), estarem vinculados a algum ODS foi um elemento importante para esse montante, o que demonstra o comprometimento da UFU com a Agenda 2030 e a conexão entre a academia e os desafios mundiais.

Os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU em 2015, fazem parte da Agenda 2030. Este plano global busca garantir os direitos humanos, eliminar a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero, enfrentar as mudanças climáticas, entre outras metas que abordam os maiores desafios da humanidade.

Em outubro de 2017, a UFU criou o Comitê Gestor dos ODS com a finalidade de promover a implementação dos ODS de maneira integrada e em rede nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da universidade.

Palavras-chave: ODS CGODS selo ods educação