Planejamento

Divisão de Licenciaturas e Formação Docente apresenta devolutivas de demandas no evento ‘Como nos Vemos!’

Docentes e técnicos administrativos da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) se reuniram com a equipe da Dlifo, no último dia 9 de setembro

Publicado em 20/09/2024 às 09:29 - Atualizado em 25/09/2024 às 07:53

'O nome da devolutiva de análise foi uma provocação realizada pela Dlifo/UFU, instigando ainda mais a reflexão da comunidade Estes/UFU sobre si mesma', afirma Jane Reis, coordenadora da divisão. (Foto: arquivo pessoal)

A Divisão de Licenciaturas e Formação Docente da Universidade Federal de Uberlândia (Dlifo/UFU) promoveu uma devolutiva das demandas apresentadas pelo corpo docente da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU). O evento, intitulado “Como nos Vemos!”, ocorreu no último dia 9, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, localizada no Bloco 3P do Campus Santa Mônica.

O evento, que é um processo pensado a partir do contexto e do corpo discente e técnico administrativo da Estes, foi marcado por discussões e reflexões sobre como os membros da escola e a própria Dlifo se enxergam no ambiente educacional da universidade, com o objetivo de fortalecer práticas educativas e enriquecer o conhecimento coletivo a partir dos saberes docentes.

Coordenadora da divisão, a técnica em assuntos educacionais Jane Reis relata que a Dlifo foi acionada por uma das profissionais da equipe pedagógica da Estes para um atendimento de formação docente continuada em uma reunião presencial. A resposta da divisão foi de fazer um levantamento de potencialidades e fragilidades com professores e estudantes da Escola Técnica de Saúde, além de sondagens com os mesmos, contando com apoio e acompanhamento da equipe pedagógica da unidade, para detectar as necessidades formativas dela.

“Este formato da Dlifo faz parte de uma reestruturação da Diretoria de Ensino (Diren). Nesse novo ciclo, a divisão está testando possibilidades de atendimento por formação docente continuada, sendo a primeira com a Estes, que foi também a primeira unidade a entrar em contato com o setor com essa solicitação”, conclui a coordenadora.

Palavras-chave: dlifo ESTES Reunião formação docente