Prevenção

Servidores do Sistema de Bibliotecas participam de treinamento sobre noções de combate a princípio de incêndio

Experiência prática é essencial para que os servidores possam reagir de maneira rápida e segura em situações reais

Publicado em 03/09/2024 às 09:41 - Atualizado em 03/09/2024 às 17:16

Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (2/9), servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU) receberam um treinamento sobre a utilização de extintores de incêndio, pelo Setor Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho (Seset). O treinamento foi conduzido pelos técnicos em Segurança do Trabalho Leonardo Martins, Gabriel Tronconi e Alisson Henrique dos Santos.

A atividade teve como objetivo capacitar os servidores a agirem com eficácia diante de um princípio de incêndio, conhecimento importante em qualquer ambiente de trabalho. Durante a parte teórica, os participantes aprenderam sobre as diferentes classes de fogo, para que se possa utilizar o extintor adequado para cada situação. Já na parte prática houve uma simulação controlada de princípio de incêndio, na qual foi possível aplicar o que foi aprendido, com orientações para que os servidores utilizassem os diversos tipos de extintores disponíveis nas instalações da UFU.

Esse tipo de treinamento, que faz parte da rotina do Seset, pode ser solicitado por qualquer unidade acadêmica ou administrativa da UFU, por ofício via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desde que haja a participação de, no mínimo, 10 servidores. Colaboradores de empresas terceirizadas também são incentivados a participar, como ouvintes.

Iniciativas como essa são importantes para garantir a segurança no ambiente de trabalho, certificando que os servidores saibam como agir em situações de emergências. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Seset pelos telefones (34) 3225-8078 e (34) 3225-8081.

Palavras-chave: treinamento servidores Incêndio Seset