Pular para o conteúdo principal
Campus Glória

Corpo de Bombeiros realiza treinamento contra incêndios para profissionais das fazendas da UFU

Em parceria com o 5º Batalhão, foram mostrados equipamentos e técnicas de segurança para os servidores

Publicado em 11/07/2025 às 17:12 - Atualizado em 18/07/2025 às 08:56

Foto: Milton Santos

 

O Corpo de Bombeiros realizou nesta sexta-feira, 11/7, um treinamento com funcionários das fazendas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Glória. O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Prefeitura Universitária (PREFE), por meio da Diretoria de Projetos e Orçamentos (Dirpo/UFU), e ocorrerá em todos os campi. O Glória foi o terceiro deles, após Patos de Minas e Monte Carmelo, de acordo com a prefeita universitária Juliana Cardoso Braga.

Esse treinamento visa treinar a comunidade universitária para os riscos de incêndio, tanto para evitá-los, quanto para mitigar seus efeitos. Outro objetivo é a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que determina se uma edificação foi devidamente vistoriada pelos bombeiros. Uma palestra foi realizada na parte da manhã, seguida de uma atividade prática de tarde.

A palestra iniciou com Braga agradecendo ao Corpo de Bombeiros e à Dirpo/UFU. Após isso, o Sargento Levy e o Cabo Jefferson Oliveira também fizeram seus agradecimentos e deram início à palestra com os presentes.

Em entrevista, Braga agradeceu novamente ao Corpo de Bombeiros pela parceria com a universidade, e também destacou o alvará do AVCB, além de contar o planejamento para futuras ações de prevenção. “Outras ações [realizadas] são de melhoria da infraestrutura das nossas edificações, e adaptações para atender às exigências do Corpo de Bombeiros em termos de segurança das edificações”, completa.

Os bombeiros presentes também relataram experiências em suas atuações, além de ensinar como funcionam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O Sargento Levy relembrou o incêndio do ano passado no Campus Glória, e apontou que a equipe do 5º Batalhão estava em um treinamento no Parque do Pau Furado poucos momentos antes, e que utilizaram os conteúdos aprendidos para ajudar na situação no campus. 

“O treinamento preventivo, ele vem falar sobre o risco das queimadas, as consequências das queimadas e conscientizar a população como um todo das consequências nocivas que uma queimada provoca. Dando à fauna, à flora, aos recursos hídricos, à saúde pública como um todo por causa da fumaça, que pode causar problemas respiratórios. Então, um incêndio florestal, ele pode atacar a sociedade de uma forma avassalador”, explica Sargento Levy. 

Já o Cabo Oliveira enfatizou as questões climáticas e a estiagem característica dessa época do ano, além de ressaltar a questão da prevenção. “O combate é importante. Mas se eu prevenir, diminuir, ou mitigar aquele risco, o gasto numa operação sempre vai ser menor. Então, a função primordial nossa hoje aqui é pontuar sobre a questão do combate se for necessário, e uma hora ele vai ocorrer”, ressalta.

O Cabo também apontou que a maioria dos incêndios é causada pela ação humana, como descarte inadequado de lixo e queimadas. “Então, nesses períodos mais críticos, o pessoal descartar o lixo de maneira correta, não jogar lixo na rodovia, não fazer queimada, isso tudo já colabora e muito. E quem é da propriedade, rodear e colher a plantação mais próxima das rodovias, que geralmente é uma área onde tem circulação de pessoas”, finaliza.

 

Treinamento
Foto: Milton Santos

 

O assistente em administração na Fazenda do Glória, Mauro Moreira Maciel Neto, participou do treinamento e destacou a importância da ação. Acho que é muito importante porque a gente sempre vê casas em incêndio aqui na região. A gente sabe também que agora é um período de seca e aqui tem muito mato. Então, qualquer coisa que acontecer aqui é um risco muito grande para a gente e também para os alunos que estudam aqui no Campus Glória”, destaca.

Neto revela que o curso  apresentou importantes técnicas de combate ao incêndio. “A gente aprendeu a questão aqui de fazer um aceiro, que é você dividir, você fazer uma barreira natural. Então, são coisas assim que a gente não sabe, não aprende no dia a dia e está aprendendo hoje”, contou.

Para participar das formações é necessário realizar a inscrição on-line, por meio de formulários específicos para cada campus. Os links para os referentes aos treinamentos em Uberlândia estão disponíveis abaixo:

Confira, abaixo, os registros da formação com os servidores das Fazendas UFU:

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: treinamento servidores Corpo de Bombeiros Incêndio bombeiro

A11y