UFU oferta 11 vagas para mestrado profissional em Letras

Universidade é uma das 47 instituições participantes do PROFLETRAS; inscrições abertas até 22 de setembro

Publicado em 05/09/2024 às 10:54 - Atualizado em 06/09/2024 às 10:47

O Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) está com 705 vagas abertas em 47 instituições de ensino superior, incluindo 11 vagas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para ingresso em 2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de setembro de 2024.

O PROFLETRAS é um curso destinado a professores que atuam na rede pública de ensino, lecionando Língua Portuguesa. Os candidatos precisam ter diploma de Licenciatura em Letras (Português) ou Pedagogia.

Confira, no infográfico abaixo, a distribuição de vagas por instituição de ensino superior:

Vagas na UFU

As 11 vagas ofertadas pela UFU no PROFLETRAS estão distribuídas conforme as modalidades abaixo:

• Ampla concorrência: 7 vagas;
  • Critério étnico-racial: 2 vagas;
  • Pessoas com deficiência: 1 vaga;
  • Pessoas sob políticas humanitárias: 1 vaga.

As aulas na universidade serão ministradas às segundas-feiras, em horário integral, no formato presencial.

Processo seletivo e provas

O processo seletivo inclui 20 questões objetivas e uma questão discursiva, com prova marcada para o dia 20 de outubro de 2024. Para ser classificado, o candidato deve acertar pelo menos 60% das questões objetivas e estar entre os cinco primeiros por vaga na instituição escolhida.

Inscrições e cronograma

As inscrições estão abertas até 22 de setembro de 2024, exclusivamente no site do Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN), organizadora do processo de seleção. A taxa de inscrição é de R$ 160,00.

• Período de inscrições: 22 de agosto a 22 de setembro;
  • Solicitação de isenção da taxa: até 31 de agosto;
  • Prova objetiva e discursiva: 20 de outubro;
  • Divulgação do gabarito preliminar: 21 de outubro;
  • Resultado final: 8 de janeiro de 2025.

Para mais informações, acesse o edital do PROFLETRAS ou ainda a página oficial do processo de seleção.

Palavras-chave: PROFLETRAS mestrado profissional Letras pedagogia