Planejamento

UFU publica resultados do monitoramento do 2º Trimestre de 2024 do PIDE

Universidade destaca resultados positivos em obras, projetos e metas institucionais, com 202 indicadores acompanhados no período

Publicado em 17/09/2024 às 12:06 - Atualizado em 18/09/2024 às 08:37

Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão da Universidade Federal de Uberlândia (CPDE/UFU) apresentou os resultados do monitoramento referente ao 2º trimestre de 2024 do Plano Institucional de Desenvolvimento Estratégico (PIDE) 2022-2027. O relatório consolidado destaca o acompanhamento de indicadores, demandas, obras e projetos, permitindo à instituição avaliar o progresso de suas metas e identificar desafios

Para quem deseja acompanhar os dados completos e atualizados sobre os indicadores, demandas, obras e projetos do PIDE 2022-2027, a UFU disponibiliza um infográfico dinâmico atualizado

Monitoramento do 2º trimestre de 2024

O monitoramento trouxe uma visão clara sobre o progresso da universidade em relação às suas metas estratégicas. O relatório abrange diferentes áreas, como indicadores de desempenho, demandas institucionais, obras e projetos em andamento.

A avaliação desses dados permite identificar o nível de avanço das metas estabelecidas e os desafios enfrentados em cada eixo temático. Abaixo, estão os principais resultados consolidados desse período.

Indicadores

No 2º trimestre de 2024, o PIDE previa o monitoramento de  249 indicadores, dos quais 202 foram efetivamente acompanhados.  A desativação de um indicador e o atraso no envio de dados de quatro eixos temáticos impactaram esse número.

Os resultados da avaliação desses indicadores apontam que:

• 61,39% das metas previstas para 2024 serão atingidas ou superadas.
  • 22,77% das metas não serão atingidas.
  • 15,35% das metas não puderam ser avaliadas no período.

Os eixos temáticos identificaram o planejamento eficiente e a capacitação das equipes como os principais facilitadores. Em contrapartida, os maiores obstáculos foram relacionados à infraestrutura física e à falta de recursos financeiros. Para enfrentar essas dificuldades, foram implementadas 101 iniciativas.

Demandas Monitoradas

Além dos indicadores, o PIDE identificou 25 demandas estratégicas para o período, das quais 22 foram monitoradas no 2º trimestre de 2024.

A avaliação das demandas revelou que:

• 54,55% serão atingidas ou superadas até o final do ano.
  • 45,45% não devem ser atingidas.

Os fatores facilitadores e dificultadores identificados foram similares aos dos indicadores, com destaque para a disponibilidade de recursos humanos como um dos principais desafios.

Obras e projetos estratégicos

No que diz respeito às obras, 12 empreendimentos foram monitorados. Entre elas, 87,5% têm previsão de conclusão conforme o planejamento estabelecido. No entanto, não foram relatados fatores facilitadores ou dificultadores específicos para as obras neste trimestre.

O PIDE também monitora o andamento de projetos estratégicos. Entre os 7 projetos, 3 já haviam sido concluídos em 2022. No 2º trimestre de 2024, 3 projetos foram monitorados, com previsão de que 2 alcancem entre 41% e 60% de execução até o final do ano.

Instrumento de Planejamento Estratégico

O PIDE é o principal instrumento de planejamento da UFU, definindo sua missão, metas e estratégias para um período de seis anos. Ele é revisado periodicamente para garantir o alinhamento com as condições macroeconômicas e os contextos que envolvem a universidade.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Pide PIDE 2022-2027 planejamento monitoramento