EVENTO

UFU realiza 32° Simpósio da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Pesquisadores discutiram desafios, futuro e inovação interdisciplinar na área

Publicado em 04/10/2024 às 14:11 - Atualizado em 04/10/2024 às 15:02

Gilmar Guimarães (PPGEM), Thiago Paluma (Propp) e Louriel Vilarinho (Embrapii) participaram da cerimônia de abertura. (Foto: Milton Santos)

Entre 2 e 4 de outubro,o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEM/UFU) realizou o 32º Simpósio da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Posmec), evento voltado à discussão de pesquisas em andamento e tendências da área.

Focado na avaliação de estudos aplicados à indústria e na inserção dos participantes no contexto industrial, o evento amplia o conhecimento sobre as diversas linhas de pesquisa do programa. “Entre desafios e histórias, foram 32 edições em 40 anos de atividades do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica”, comemorou o coordenador do PPGEM/UFU, Gilmar Guimarães, na abertura do evento, que também contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, Thiago Paluma, e do coordenador da Unidade Femec/UFU da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) Tecnologias Metal-Mecânicas, Louriel Oliveira Vilarinho.

Neste ano, o tema central foi "Engenharia na Indústria: Desafios, Futuro e Inovação Interdisciplinar". Segundo o doutorando Josenilton Lopes, membro do conselho organizador do evento, “a escolha desse tema foi estratégica, visando abordar os desafios atuais e futuros da engenharia contemporânea, bem como destacar as oportunidades de inovação que emergem da interseção de diferentes disciplinas”.

Foto da palestra
Labiapari defendeu sustentabilidade, inovação e parcerias entre instituições, academia e empresas. (Foto: João Damasio)

Na palestra de abertura, Wilian da Silva Labiapari, coordenador da equipe de pesquisa em aços inoxidáveis da Aperam South America, ressaltou que os atuais desafios da indústria não se confundem com as ferramentas de automação: “Realidade aumentada, realidade virtual, realidade estendida… até 2028 vai ser um mercado que vai movimentar 250 bilhões de dólares. Empresas que utilizam isso tomam decisões 34% mais rápido. Mas eu não vou falar disto: inteligência artificial, machine learning, power BI, big data. Tudo isso não são desafios. São as ferramentas que estão sendo utilizadas hoje para que as empresas tomem decisões mais rápidas. O grande desafio da indústria ainda vai ser o mercado. Em algum momento dessa equação, vai ter que ter gente. São pessoas que pagam a conta e que têm necessidades a serem atendidas.”

Além de palestras, o público também pôde assistir à apresentação dos laboratórios da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU) e participar de minicursos sobre a plataforma ANSYS, o software NX, impressão 3D e propriedade industrial, entre outros assuntos.

Para os organizadores do evento, ao reunir acadêmicos, profissionais da indústria e estudantes, o simpósio fomenta discussões produtivas e novas colaborações, impulsionando o avanço da engenharia e seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Femec Engenharia Mêcância indústria simpósio Evento inovação