Pular para o conteúdo principal
Extensão

Projeto da UFU lança filme sobre cuidados com o meio ambiente

Produzido pelo 'Guardiões das Águas do Triângulo Mineiro', o curta-metragem visa à conscientização sobre a necessidade da conservação ambiental

Publicado em 08/11/2024 às 10:41 - Atualizado em 08/11/2024 às 17:23

Resultado do projeto, iniciado em dezembro de 2022, filme foi lançado para a comunidade no bairro Jardim Espanha I, neste ano, na cidade de Uberaba. (Imagem: Acervo LEATOX)

Pensar em práticas mais sustentáveis, que preservem os ecossistemas, reduzem a poluição e conscientizem sobre o uso sustentável dos recursos naturais é de nossa responsabilidade. E elas são fundamentais para que possamos ter um meio ambiente mais próspero para nossa existência e das próximas gerações. Pensando nisso, nasceu o curta-metragem "Guardiões das Águas" e o filme-carta "Relações entre cinema, educação ambiental e ciência cidadã". 

Executado pelo projeto de extensão Guardiões das Águas do Triângulo Mineiro e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o filme foi lançado em 29 de outubro de 2024 e teve como objetivo captar o envolvimento de estudantes do ensino básico em atividades científico-pedagógicas em relação a uma de nossas maiores riquezas, o meio ambiente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Jeamylle Nilin, o filme aborda a importância da participação comunitária em projetos de preservação: “Ele retrata os aprendizados e amadurecimento dos Guardiões, alunos do ensino básico, demonstrando a visão deles sobre ciência, conservação e a participação popular para resolução dos problemas ambientais, reforçando a importância de atividades científicas que unem teoria e prática para além dos espaços formais de ensino. Além disso, mostra o envolvimento e a valorização da comunidade em relação aos projetos de conservação ambiental.” 

Docente do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (Inbio/UFU), Jeamylle Nilin é uma das diretoras do curta, juntamente com Claudiene Santos, que é professora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO/UFU). A produção e a edição ficaram por conta de Maria Gabriela Franco, bolsista da Fapemig. Alunos do ensino básico também participaram do filme, que contou com interpreteção em libras, por Adriana Oliveira de Mattos, da Divisão de Acessibilidade e Inclusão (Dacin/UFU).

O filme está disponível no YouTube - confira, abaixo.

 

Guardiões das Águas do Triângulo Mineiro 

Criado em 2021, o projeto está vinculado ao Inbio/UFU, com o apoio da Fapemig e conta com nove integrantes, incluindo alunos e professores. Com cerca de 150 pessoas atendidas, envolvendo a comunidade, estudantes de ensino básico e superior, o projeto conta com ações lúdicas e experimentais de formação ambiental, além de atividades de pesquisa sobre qualidade dos ambientes aquáticos e poluição ambiental. 

Ainda segundo a coordenadora do projeto, ele possui o propósito de formar cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente. “Formar cidadãos cientistas, a partir do debate sobre a conservação de áreas úmidas, nomeadamente córregos e rios, ampliando a visão sobre a importância da água não só para uso humano, mas também para o funcionamento dos ecossistemas como um todo, indicando o papel da sociedade como agente fundamental para resolução de problemas, esclarecendo sobre as principais fontes de poluição das águas e enfatizando a importância das pesquisas científicas sobre monitoramento da qualidade das águas, tendo como foco os ambientes aquáticos do Triângulo Mineiro”, conclui Jeamylle. 

Lembre-se: cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos nós!

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: Projeto de Extensão meio ambiente

A11y