Publicado em 05/11/2024 às 12:40 - Atualizado em 06/11/2024 às 10:10
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participou do Ciclo 2 do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), apresentando níveis de progresso superiores à média nacional dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
Durante o Ciclo 2 do PPSI, realizado entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024, foram atualizados os diagnósticos das instituições participantes e definidos os indicadores de maturidade.
UFU acima da média nacional
Na Estrutura Básica, a UFU atingiu o valor de 1,00 (pontuação máxima), enquanto a média nacional foi de 0,70. Já no quesito Segurança da Informação (iSeg) a instituição alcançou 0,56 - acima da média de 0,43 dos órgãos do SISP. Por fim, no indicador de Privacidade (iPriv), registrou 0,51, superando a média nacional de 0,38.
A Estrutura Básica avalia a presença de políticas, diretrizes e mecanismos de governança. O iSeg mede a eficácia das práticas de segurança aplicadas, enquanto o iPriv analisa as iniciativas para proteger a privacidade e garantir a conformidade com regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Atual gestor da Diretoria de Infraestrutura e Suporte ao Usuário, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFU), Paulo Rodolfo da Silva Leite Coelho destaca que a continuidade dos investimentos é essencial para garantir o avanço e a eficácia das iniciativas em segurança da informação e privacidade. “Mais aquisições de equipamentos e melhorias do sistema devem contribuir para melhorar o índice nas próximas avaliações”, afirma.
A UFU implementou controles em segurança da informação, como proteção de e-mail e navegador web, gestão de infraestrutura de rede, recuperação de dados, gestão de contas e defesas contra malware. Na área de privacidade, foram realizados avanços em segurança aplicada à privacidade, inventário e mapeamento de dados, e governança.
Recomendações e próximos passos
No contexto do PPSI, foi observada uma evolução de 100% nos controles de segurança e privacidade em nível nacional e um aumento de 18% na maturidade da Estrutura Básica, Segurança da Informação e Privacidade em relação ao ciclo anterior.
Para continuar aprimorando suas práticas, a UFU e os demais órgãos participantes devem completar os diagnósticos pendentes e adotar medidas para proteger o sigilo das informações, conforme estabelecido pelo Decreto nº 9.637/2018. Essas ações contribuem para o fortalecimento da privacidade e da segurança da informação no âmbito do Governo Digital.
O PPSI foi regulamentado pela Portaria SGD/MGI nº 852, de 28 de março de 2023, tendo como objetivo fortalecer a governança em privacidade e segurança da informação nos órgãos públicos.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação Segurança da Informação CTIC
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS