Pular para o conteúdo principal
INOVAÇÃO

UFU registra programas de computador criados no CTIC

Soluções tecnológicas desenvolvidas na Divisão de Sistemas somam-se a demais softwares já certificados pela instituição

Publicado em 17/09/2024 às 10:06 - Atualizado em 26/09/2024 às 13:11

Os sistemas desenvolvidos fazem parte da transformação digital na UFU (Foto: Aléxia Vilela)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) registrou mais dois programas de computador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). As informações sobre os sistemas SSOUfu e o RVPDoc, desenvolvidos pela Divisão de Sistemas (DS) do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação(CTIC/UFU), foram publicados em 10 de setembro na Revista da Propriedade Industrial.

O Sistema de Autenticação Única UFU (SSOUfu) unifica e integra os diferentes sistemas da Universidade. Por meio da utilização de sua conta gov.br, os usuários têm acesso a 16 sistemas, como os portais de Serviços da Graduação, do Estudante e do Docente, além da plataforma “Minha Biblioteca”, que reúne mais de 10 mil títulos acadêmicos. “A DS está trabalhando em diversas frentes de pesquisa e inovação de soluções tecnológicas para a Instituição”, destaca o coordenador da Divisão de Sistemas, Fabiano Alves.

Já o Sistema de Rastreamento, Versionamento e Preservação de Documentos Digitais (RVPDoc) foi desenvolvido para otimizar a gestão de documentos. Sua criação faz parte da transformação digital na UFU, que possui o sistema como base de toda a administração documental da comunidade. O RVPDoc beneficia os estudantes, que precisam enviar seus documentos para a UFU uma única vez, e os setores administrativos, que podem consultar o acervo de forma simples a qualquer momento. Além disso, evita problemas relacionados à manutenção de arquivos físicos, como roubos

Certificados de Registro do RVPDoc e SSOUfu
Certificados de Registro do RVPDoc e SSOUfu (Imagem: CTIC/UFU)

Embora o registro de softwares não seja obrigatório por lei, ele pode garantir e proteger o direito dos desenvolvedores sobre sua tecnologia, além de contribuir para sua validade perante o Poder Judiciário, sendo crucial em casos de concorrência e pirataria. A conquista do registro inédito do CTIC e a divulgação das inovações de programas no Inpi foram realizadas por meio da Agência Intelecto da UFU.

De acordo com Alves, a Divisão de Sistemas utiliza tecnologias modernas para implementar seus sistemas e serviços. O setor do CTIC/UFU é o responsável pelo desenvolvimento de softwares para atender às demandas da UFU e contribui para a modernização e eficiência das atividades acadêmicas e administrativas.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inovação tecnológica CTIC Software Portal do Estudante INPI patente

A11y