Pular para o conteúdo principal
Cultura

Museu Universitário de Arte inaugura duas exposições em dezembro

Mostras ficam em cartaz até o mês de fevereiro de 2025

Publicado em 17/12/2024 às 08:44 - Atualizado em 17/12/2024 às 15:46

MUnA fica localizado na Praça Cícero Macedo, no bairro Fundinho. (Fotos: Arthur Denezine)

 

As mostras de arte "Movimentos de terra: entre o concreto e o cerrado", de Tatiana Ferraz, e “NEBULOSAS”, do Grupo de Pesquisa Práticas Artísticas e Experiência Cotidiana, são as novidades expostas no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) no mês de dezembro. A abertura de ambas as exposições ocorreu no último dia 6 de dezembro e elas ficam em cartaz até 5 de fevereiro de 2025.

Em "Movimentos de terra: entre o concreto e o cerrado", a “terra” se apresenta como um conjunto de modulações, representando território, chão, pó, lama e argila. É também símbolo de um lugar que protege, ao mesmo tempo em que aprisiona e segrega. Ferraz revela uma cena onde a visibilidade se torna propositiva, com a mostra concebida como uma "obra em situação expositiva", onde os elementos se articulam como um poema visual. 

Tatiana Ferraz é artista e professora universitária com formação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Ela realiza exposições no Brasil e no exterior e leciona no Curso de Artes Visuais da UFU, onde coordena o grupo de pesquisa “O Espaço Delas”. Sua pesquisa investiga a vida urbana, conectando arte, arquitetura e urbanismo por meio de instalações e intervenções, com ênfase em objetos domésticos e materialidade urbana. Atualmente, investiga muros e dispositivos de segurança na paisagem, discutindo temas de proteção e segregação.

 

Imagem fechada em pés e pernas de três pessoas em movimento, descendo degraus de uma escada onde há mensagens escritas

 

Já os trabalhos apresentados em “NEBULOSAS" refletem as respostas individuais dos artistas às experiências cotidianas. Nebulosas, que são objetos siderais com formas indefinidas, representam uma metáfora para os encontros na pesquisa artística. Esses encontros geram zonas de conceitos: Gênero/Identidades; Tempo/Paisagens; Serialidade/Sonoridades; Pedagogia/Jogos, permitindo que as obras se articulem entre si e proporcionam uma experiência ao visitante.

As exposições estão abertas à visitação no MUnA, que fica localizado na Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho. O horário de funcionamento do museu é de terça à sexta, das 9h às 18h, e aos finais de semana, das 13h às 17h. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Museu Universitário de Arte Exposições

A11y