Publicado em 18/12/2024 às 14:31 - Atualizado em 30/12/2024 às 08:39
O Auditório 8C do Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sediou, na tarde desta terça-feira (17/12), a cerimônia de formatura das turmas do Ciclo II do Programa Mulheres Mil. O curso de maquiagem foi realizado em Uberlândia, durou 2 meses e diplomou maquiadoras mais de 100 mulheres. A solenidade contou com as presenças do representante do reitor, Armindo Quillici; do diretor da Escola Técnica de Saúde (Estes), Luiz Carlos Gebrim; da coordenadora do projeto, Sheila Rodrigues; da supervisora pedagógica do curso, Bárbara Dias; e da coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), Cristiane Betanho.
O Mulheres Mil foi criado em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e instituído em 2011, por meio da Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, do MEC. O objetivo do programa é promover a educação formal de mulheres em situação de vulnerabilidade. Ele reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva dessas mulheres. Isso abrange cursos de formação inicial e continuada (FIC) e qualificação profissional. O que inclui os cursos de educação profissional e técnico de nível médio.
Rodrigues conta que o projeto, na UFU, se iniciou há um ano: "Finalizamos a primeira turma em maio de 2024". A supervisora enfatiza que já está planejada nova turma para 2025 e que, para informações sobre as datas e inscrições, é necessário fazer um pré-cadastro por meio do link disponibilizado no perfil do programa no Instagram. Rodrigues revela, ainda, que também há programação de novas turmas em Patos de Minas, sendo que nesta quarta-feira, dia 18, acontece a formatura da turma patense dos cursos de maquiagem e de agente socioambiental voltado para a moda sustentável.
Relatos
Maria Hosana Santana tem 43 anos e está se formando como maquiadora. De acordo com ela, este é o segundo curso que faz pelo programa - anteriormente, participou do Ciclo I, realizando o curso de Qualificação Profissional Agentes de Desenvolvimento Socioambiental. “Fiquei sabendo do curso pelos meus professores de Controle Ambiental da Escola Técnica de Saúde e estamos saindo bastante preparados para o mercado de trabalho. Inclusive, nessa maquiagem que eu estou usando agora, eu estou praticando o que aprendi, aplicando os conhecimentos ensinados lá no curso”, revela.
Maria de Lourdes também já é veterana; assim como Hosana, fez o curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental. Aos 75 anos, ela é costureira e artesã. Descobriu o curso quando foi em uma reunião para se candidatar a expor na Feirinha Solidária que acontece na universidade. “Não sou muito de me maquiar; a única vez que me maquiei foi para minha formatura de ensino médio, que aconteceu no ano passado. Não me imaginava fazendo isso. Estou apaixonada por causa da interação, do conhecimento e da sabedoria”, enfatiza a costureira.
Outra formanda das novas turmas, Eliana Lopes, de 47 anos, é coordenadora de uma das cozinhas comunitárias de Uberlândia e conta que descobriu o projeto por indicação de uma colega de trabalho: "Ela me contou sobre a destinação de algumas vagas do Mulheres Mil para mulheres voluntárias na cozinha. Estou muito feliz, pois saímos hoje daqui como maquiadoras profissionais!”
Pelas lentes de Milton Santos
Confira, abaixo, a cobertura fotográfica da cerimônia no Campus Umuarama:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Mulheres Mil mulheres mil maquiadoras mulheres mil 2024 mulheres mil ciclo 2 ufu mulheres mil ciclo II ufu
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS