Publicado em 17/12/2024 às 16:20 - Atualizado em 30/12/2024 às 08:40
O sentimento de gratidão foi o ponto central da fala do reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas “Paulo Freire”, do Prêmio Destaque de Práticas Culturais “Cora Pavan Capparelli” e do reconhecimento de Notório Saber Popular em Extensão e Cultura. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 16 de dezembro, nas dependências do recém-inaugurado Teatro da UFU.
Nada mais justo do que transformar esse sentimento em algo mais objetivo, como diz o reitor: “Quando este ‘muito obrigado’ é acompanhado de uma homenagem, isso se reveste de um significado ainda maior; então, a Universidade Federal de Uberlândia cumpre o seu dever institucional de dizer 'muito obrigado'”. Este foi o clima da cerimônia que premiou sete atividades extensionistas, uma em cada campus da UFU, e cinco práticas culturais.
A gratidão expressa nas palavras de Steffen é uma demonstração da importância que as ações de extensão e cultura na universidade têm desempenhado, alcançando cada vez mais a comunidade. Um exemplo disso é o projeto de extensão “Quintais Produtivos” desenvolvido pela professora Tatiane de Melo Lima no Campus Monte Carmelo. O projeto, que utiliza a agricultura urbana como estratégia para enfrentar a situação de insegurança alimentar, foi um dos vencedores do Prêmio “Paulo Freire”.
Este exemplo demonstra como as atividades de extensão da UFU se preocupam com o desenvolvimento social da comunidade em consonância com a formação dos discentes, como afirma Lima: “Receber esse prêmio é importante porque nos motiva a continuar nesse trabalho que nem sempre é fácil. Fico muito feliz por ter tido um projeto que impactou a formação de vários discentes, gerou renda e melhorou a qualidade de vida de diversas pessoas no município de Monte Carmelo.”
Na perspectiva da formação discente, cabe o destaque para os vencedores do Prêmio “Cora Capparelli” que desenvolveram o seu trabalho no âmbito do edital de fomento do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) na modalidade estudantil, desenvolvido pela Diretoria de Cultura (Dicult/UFU). Por meio deste edital, os estudantes têm autonomia de coordenar e desenvolver os seus projetos culturais, tanto na parte criativa, quanto na financeira.
É o caso de Caio Siqueira, estudante do curso de Letras, que foi premiado e relata como a atividade desenvolvida foi importante para superar desafios: “O ano de 2023 foi muito difícil e o projeto se propõe a construir um coletivo libertário de artistas que pensam a fotografia e a saúde mental. Sou muito grato ao fomento da universidade.”
Menções Honrosas
Os prêmios da Proexc também entregam menções honrosas a atividades e pessoas que se destacaram no campo da extensão e cultura. Essas homenagens são propostas e aprovadas no âmbito do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex/UFU). O prêmio “Paulo Freire” conferiu a honraria ao Programa Institucional de Extensão Universidade Amiga da Pessoa Idosa (Unai), representado pela professora Karina Marques, no ano de 2023, e ao Centro de Incubação de Empreendimentos Sociais Solidários (Cieps), representado pela professora Cristiane Betanho, no ano de 2024.
Enquanto o prêmio “Cora Capparelli” homenageou a professora Ivete Almeida, do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché; a professora Maria Célia Vieira, do curso de Música; e a professora Mara Lúcia Leal, do curso de Teatro. As menções honrosas são uma forma da Diretoria de Extensão, a de Cultura e o Instituto de Artes evidenciarem o papel que profissionais e projetos desempenham na universidade.
Notório Saber Popular em Extensão e Cultura
Para finalizar a cerimônia, foi realizado o reconhecimento de Notório Saber Popular em Extensão e Cultura pela UFU. Ao todo, 15 pessoas de áreas como religiosidades afro-brasileiras, capoeira e congado foram reconhecidas, de acordo com a Resolução nº 13 do Consex, que estabelece o reconhecimento institucional a pessoas com demonstrada e comprovada experiência e saberes-fazeres populares, tradicionais, artísticos ou culturais.
Um dos reconhecidos nesta primeira edição foi Gean Carlos dos Santos, também conhecido como Contramestre Nego Sann da Capoeira. Santos entende o notório saber como uma importante relação que a universidade estabelece com a comunidade: “Essa relação da universidade com a cultura popular é muito valiosa; analiso que a universidade traz esse título para essas pessoas para poder agregar um pouco mais naquele conhecimento, nesse processo de extensão que a universidade busca desenvolver.”
Fim de um ciclo
A cerimônia dos prêmios da Proexc é parte do encerramento de uma gestão de extensão e cultura na UFU que buscou não só dialogar com a comunidade, mas aprender e fazer junto a ela, como avalia o pró-reitor Alexandre Molina. “Essa cerimônia marca de forma muito emblemática o fechamento de um ciclo de gestão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Temos a premiação das atividades de extensão, das práticas culturais e a certificação de notório saber popular. Eu penso que essas entregas simbolizam, materializam, tornam concreta a ação da universidade no cumprimento do seu papel de ser uma instituição socialmente referenciada que consegue olhar para a sociedade, estar na sociedade, identificar as suas potencialidades, identificar os diferentes conhecimentos e práticas desenvolvidas em sociedade e reconhecer esses conhecimentos”, sintetiza.
Confira, abaixo, a cobertura fotográfica do evento:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Premiação PROEXC Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas Paulo Freire Prêmio Destaque de Práticas Culturais Cora Pavan Capparelli reconhecimento de Notório Saber Popular em Extensão e Cultura
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS