Publicado em 17/12/2024 às 09:34 - Atualizado em 17/12/2024 às 16:06
Nesta quinta-feira, 19/12, será inaugurado o Memorial Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – uma homenagem às vítimas da pandemia e aos cientistas e profissionais de saúde que atuaram no combate à crise sanitária. O evento ocorre a partir de 9h, junto ao monumento instalado em frente à biblioteca do Campus Umuarama, e é aberto ao público.
As lembranças da pandemia, ainda tão recentes, evocam a saudade daqueles que partiram e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de uma luta coletiva pela vida. Nesse contexto, o Memorial pretende ressaltar o papel da universidade, da ciência e da educação no enfrentamento da crise, mas também na elaboração das experiências vivenciadas naquele período.
A situação de emergência global se estendeu por mais de três anos. Quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia em decorrência da covid-19 em 11 de março de 2020, o mundo já registrava mais de 100 mil casos e mais de 4 mil óbitos. Até que o fim da pandemia fosse oficializado, em 5 de maio de 2023, os registros foram alarmantes. No mundo, foram registradas 676 milhões de infecções com o vírus – desse total, 6,9 milhões de pessoas morreram e 627 milhões se recuperaram, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. No Brasil, foram mais de 37 milhões de casos, com mais de 700 mil óbitos. Cerca de 36 milhões de brasileiros foram recuperados, sobretudo graças aos tratamentos desenvolvidos no período, além da imunização massiva, que ocorreu desde 2021.
O reitor Valder Steffen Junior, que esteve à frente da UFU durante todo esse período, encerra sua gestão em 2024 com esta homenagem às vítimas e um agradecimento aos que atuaram em favor da vida nos diversos setores da sociedade. “Nossa cidade, nosso país, a comunidade global, nós enfrentamos a pandemia de covid-19. Foi um tempo de muitas dificuldades, muitos desafios, muita tristeza, muita insegurança. Houve um esforço institucional extremamente grande. Mas, certamente, o tempo de hoje é um tempo de esperança e de recuperação. Não podemos deixar de reconhecer aqueles que enfrentaram de frente essa pandemia. Nosso agradecimento eterno”, assevera o reitor.
O monumento
Projetado pelas professoras do curso de Design da UFU, Aline Teixeira Souza Silva e Juliana Cardoso Braga, em parceria com os discentes Gabriel Gomes Ribeiro e Renato Marco Pereira, o monumento é carregado de simbologia. A equipe descreve que “o projeto consiste em uma representação de duas mãos unidas, simbolizando a solidariedade, o cuidado, a saúde, o ato de higienizar as mãos, a união, as palmas aos recuperados, a gratidão e a esperança”.
O projeto foi financiado pela Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), recentemente homenageada pela UFU em decorrência dos 58 anos de contribuições na saúde de Uberlândia e região. Além disso, contou com o apoio da Diretoria de Comunicação (Dirco/UFU) na produção cultural e na criação do site do Memorial Covid-19, junto ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFU).
O espaço escolhido para a instalação está nas proximidades do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh, onde se concentrou boa parte dos esforços da universidade na luta pela vida durante a pandemia. A equipe responsável pelo Memorial optou por uma área aberta e de grande circulação, como uma forma de contrapor as lembranças do isolamento social e ressaltar o valor do convívio comunitário.
Além do monumento, a UFU disponibilizou um sítio que reúne conteúdos em homenagem às vítimas de covid-19 e aos profissionais de saúde, informações sobre as ações realizadas pelo Comitê de Monitoramento à covid-19 da UFU e uma linha do tempo interativa que rememora os principais acontecimentos do período pandêmico. Por meio de notícias, vídeos, podcasts e imagens da pandemia, a página destaca o trabalho dos cientistas e profissionais de saúde vinculados à universidade naquele período, a exemplo do teste salivar para covid-19, desenvolvido por pesquisadores da UFU.
A nova página integra diversos conteúdos produzidos pelos profissionais de comunicação da UFU durante a pandemia, além de textos escritos por cientistas das diferentes áreas de conhecimento. Esses conteúdos informam e discutem temas diversos, como as estratégias de vacinação, as adaptações dos espaços públicos para evitar o contágio, as formas de higienização, campanhas para uso do álcool em gel, os desafios do ensino remoto emergencial, os cuidados em período de isolamento social com as diversas populações vulneráveis e os paineis econômicos das cidades, dentre outros.
“Gostaria de deixar a solidariedade da administração superior da UFU a todas as famílias que perderam um ou mais de seus entes queridos durante a pandemia de covid-19. Nós vamos reconhecer eternamente que essas vidas ajudaram ao longo do tempo a construir a Universidade Federal de Uberlândia. Esperamos que o Memorial eternize esse nosso sentimento de pesar e solidariedade”, finaliza Steffen Junior.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Memorial Covid-19 Covid 19 Comitê Covid Memorial Hospital de Clínicas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS