Publicado em 19/02/2025 às 11:38 - Atualizado em 19/02/2025 às 17:01
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) concedeu à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a autorização para a criação de uma Sala Verde no Campus Monte Carmelo. A iniciativa foi aprovada na chamada de 2024, permitindo que o espaço desenvolva ações voltadas para a educação ambiental e temas da agenda ecológica, contando com materiais e treinamentos fornecidos pelo ministério. A parceria foi possível a partir da iniciativa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Planejamento e Manejo da Paisagem Florestal (Nuplamflor), do curso de Engenharia Florestal ministrado naquele campus, e teve apoio e suporte da Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu/UFU).
O Projeto Salas Verdes foi instituído no ano 2000. Hoje, já são mais de 300 salas espalhadas por todo Brasil, promovendo a democratização do acesso a informações e o desenvomvimento de cursos, palestras, oficinas, eventos e diversas atividades voltadas à educação ambiental.
A iniciativa para a participação do Campus Monte Carmelo no Projeto Salas Verdes partiu do Nuplamflor, coordenado pelos docentes Luciano Cavalcante de Jesus França e Vicente Toledo Machado de Morais Júnior, ambos do Instituto de CIências Agrárias (Iciag/UFU). A criação da Sala Verde “Cefec - Centro de Formação em Educação Climática” tem como objetivo impulsionar ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), além de integrar a recente Lei n° 14.926/2024, que estabelece a educação climática nas escolas a partir de 2025.
Sendo o primeiro centro de formação sobre educação climática em Minas Gerais e uma das primeiras iniciativas no Brasil, a nova Sala Verde busca promover debates e atividades voltadas à agenda do clima, seus impactos na agrossilvicultura e nas populações rural e urbana. Segundo o professor Luciano França, essa adesão facilita a articulação e o estabelecimento de parcerias para a realização local de diversas atividades de educação climática e cidadania ambiental, promovendo maior visibilidade.
Vicente Morais Jr., por sua vez, informa que o próximo passo do projeto é o desafio da busca e adequação de um espaço apropriado para a realização de atividades voltadas à agenda climática. A expectativa dos pesquisadores é iniciar as atividades o mais breve possível, desenvolvendo um trabalho que contribua de forma efetiva para a UFU e a região de Monte Carmelo.
Em 2019, a UFU conquistou a aprovação de sua primeira Sala Verde, intitulada “UFU Sustentável”, sediada na Reitoria. O espaço desenvolve projetos institucionais contínuos, promove capacitações e oficinas de integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade, além de fomentar parcerias e viabilizar a captação de recursos para o desenvolvimento socioambiental da instituição. As atividades são coordenadas pela Dirsu, que é vinculada à Prefeitura Universitária (Prefe).
Para saber mais sobre os projetos da Sala Verde “UFU Sustentável”, acesse o site http://www.sustentavel.ufu.br/ e/ou o perfil no Instagram (https://www.instagram.com/ufusustentavel/).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: sala verde ODS Agenda Ambiental
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS