Publicado em 27/02/2025 às 09:54 - Atualizado em 27/02/2025 às 16:53
Reforçando o compromisso de dialogar cada vez mais com a comunidade discente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o novo diretor da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve), Guilherme Puga, e o novo coordenador da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), Igor Mariano, realizaram a primeira reunião com os representantes das Associações Atléticas Acadêmicas (A.A.A.s). O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (26/2), no Auditório Cenesp, localizado no Campus Educação Física.
Os principais itens de pauta da reunião, que serviu também como apresentação da nova equipe de gestão esportiva universitária, consistiram em informações sobre a situação das obras dos espaços esportivos, as regras de agendamento e uso dos espaços, apresentação do calendário esportivo e as parcerias da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) - por meio da Dirve e da Diesu - com a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
Doutor em Ciências da Motricidade, Guilherme Puga é professor dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da UFU e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física. Já Igor Mariano, doutor em Ciências da Saúde, é técnico-desportivo na UFU e coordenador do convênio UFU - Comitê Paralímpico Brasileiro. Ambos são egressos do curso de graduação de Educação Física da UFU.
Ambos ressaltaram que a nova gestão de esporte e lazer pretende dar continuidade ao trabalho da equipe anterior, mas que a situação orçamentária pela qual as instituições federais estão passando pode impactar na execução das atividades e eventos esportivos da universidade. Porém, para este ano, a participação da UFU nas competições estaduais e nacionais está garantida, além da realização dos eventos esportivos internos, como o Agita UFU e a Olimpíada Universitária. “Vamos continuar com o [trabalho] que estava sendo feito com as atléticas e ampliar as assistências para as políticas de esporte e lazer universitário e outras frentes da assistência estudantil, principalmente o Restaurante Universitário”, afirmou o diretor da Dirve.
Para além da Olimpíada Universitária, que é interna, a agenda esportiva da UFU já conta com uma competição estadual e três nacionais. O Agita UFU, evento de recepção dos ingressantes que comumente ocorre no início dos semestres, também continua na agenda local da Diesu. Porém, por conta da divergência do calendário acadêmico com a transição das gestões, não será possível realizar a ação neste semestre vigente (2024/2). As datas das próximas edições do Agita UFU ainda serão informadas, mas está confirmado que eles ocorrerão tanto em Uberlândia quanto nas outras cidades em que a universidade está instalada – Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
Confira a agenda provisória - com os eventos já confirmados:
Jogos Universitários Mineiro (JUMs), em Santa Rita do Sapucaí (MG), entre os dias 17 e 21 de abril;
Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Society, em Goiânia (GO), entre os dias 11 e 18 de abril;
Olimpíada Universitária UFU, em Uberlândia (MG), entre os dias 1º de agosto e 14 de setembro;
JUBs Praia, em João Pessoa (PB), entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro;
JUBs, em Natal (RN), entre os dias 5 e 19 de outubro.
As obras nos ginásios do Campus Educação Física já estão em fase de finalização e, de acordo com Puga, todos esses espaços já estarão liberados até o início do próximo semestre. Por enquanto, para a realização dos treinamentos das atléticas e equipes UFU, será necessário contar com a parceria municipal para uso dos espaços esportivos da Futel, que cederá três quadras na cidade. A mesma estratégia também será aplicada nos campi avançados.
“A prioridade [para curto prazo, em relação às obras] é terminar o que já começou. Ainda temos outras demandas, como cobrir o Centro Esportivo do Pontal, a construção de um espaço em Monte Carmelo... Por enquanto, a gente deve fazer mais parcerias para utilizar outros espaços”, comentou o diretor da Dirve, sobre os próximos passos com os dispositivos esportivos da universidade. Ainda conforme Guilherme Puga, a meta é de que as academias comecem a funcionar já neste semestre.
Por enquanto, os estudantes de Uberlândia podem usar os seguintes espaços do Campus Educação Física para treinamento: campo de futebol, pista de atletismo, piscina, ginásios 1 e 4, seguindo as devidas orientações de uso para preservação dos espaços. "O tablado do G4 já está montado e liberado, mas precisa seguir as instruções de uso à risca para não perdermos a garantia [do equipamento]. O tablado não suporta o uso de tênis; então, o cheers precisará contar com outros recursos, como a montagem de um tatame em outros ginásios para a prática. [...] Precisamos conseguir manter o que a gente tem", explicou o coordenador da Diesu, Igor Mariano. Além dos ginásios 1 e 4 do Campus Educação Física, também estão liberadas as quadras da Escola Básica de Educação (Eseba) e os Centros Esportivos Universitários (CEUs) dos campi Santa Mônica e Umuarama.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Esporte Diesu Dirve Atléticas UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS