O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU) recebeu a doação de um acervo de cerca de 450 criações do famoso cartunista Péricles Maranhão e, a partir deste material, surgiu a ideia de promover uma mostra cultural com o objetivo de expor as charges para a comunidade universitária. As técnicas administrativas da UFU Valéria Teixeira e Cláudia Cury são as idealizadoras do projeto e foram responsáveis pela curadoria e organização de todas as obras a serem colocadas em cartaz.
Segundo Cláudia Cury, a mostra “O Amigo da Onça” busca possibilitar a interação entre o público e o acervo físico de charges de Péricles. A técnica frisou, ainda, o foco em promover um impacto social por meio da reflexão crítica dessas obras. “As charges abordam temáticas importantes, como o preconceito contra a mulher, além de apontar muitas mazelas sociais e políticas”, relatou Cury.
O evento de abertura da exposição aconteceu na manhã da última terça-feira (25/3), e contou com a presença do cartunista carioca Maurício Ricardo. Na ocasião, o artista ministrou uma palestra, com foco nos estudantes de Jornalismo da UFU, citando quais os principais desafios do cartunismo no cenário tecnológico atual. Além dele, o encontro também teve a participação - de forma remota - da professora de Jornalismo Thaís de Mendonça, da Universidade de Brasília (UnB). Ela falou sobre a trajetória de vida e carreira de Péricles Maranhão.
A mostra ficará exposta por exatamente um mês, até 25 de abril, no piso térreo da Biblioteca Central do Campus Santa Mônica. As obras estão dispostas em todo o hall de entrada do local e são de livre acesso para quem se interessar em explorar a carreira de Péricles e suas criações.
Maurício Ricardo é um cartunista, jornalista e músico brasileiro que já atuou em diversas áreas do jornalismo. Ele foi chargista no jornal Primeira Hora, repórter no Correio de Uberlândia e apresentador do "Jornal Meio-Dia" na TV Triângulo. Ganhou grande destaque como criador do site Charges.com.br, com a proposta de publicar animações diárias retratando temas cotidianos.
O sucesso dele no digital foi tão grande, que o levou a abrir mão do cargo no Correio de Uberlândia. Em 2006, a plataforma foi eleita como “Melhor Site de Entretenimento” no concurso iBest. Também já ganhou outros prêmios, como o Prêmio Info, da revista Info Exame, quatro vezes. Além disso, o cartunista recebeu destaque na televisão, produzindo animações para a Rede Globo em programas como "Domingão do Faustão", "Mais Você" e "Big Brother Brasil".
Ao ser perguntado sobre a importância de exposições como a mostra cultural “O Amigo da Onça”, Maurício destacou que “é muito importante para fazer uma ponte entre a era analógica e a era digital”. O jornalista apontou também a forma como a análise das obras do Péricles possibilita diálogos sobre o Brasil dos anos 40, a mídia atual e as “big techs”: "A história existe para que a gente aprenda com ela, levantando questões como o racismo, a homofobia e o machismo dentro dos cartuns do Péricles.”
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Veja também:
Palavras-chave: Bibliotecas UFU #cultura