Evento

UFU promove a Semana do Livro, em manifestação ao 'Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor'

Programação vai de 25 a 28 de abril, reunindo lançamentos de livros, debates e exposições

Publicado em 25/04/2023 às 11:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

As bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) convidam as comunidades interna e externa à instituição para a Semana do Livro, em manifestação ao "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor". O evento está agendado para os dias 25 a 28 de abril e promoverá uma série de atividades, incluindo lançamentos de livros e diálogos sobre leitura, direito de autor, novos formatos de livros e cenários de leitura e escrita.

A Semana do Livro é uma ação de extensão que tem como objetivo incentivar e promover a cultura da leitura e do estudo. O evento é realizado graças a uma parceria das Bibliotecas UFU, por meio da Comissão de Cultura e Diversidade (CCDBIB), com a Editora Universitária (Edufu) e a Divisão de Cultura (Dicult).

Programação

As atividades presenciais ocorrem no hall interno da Biblioteca Central Santa Mônica e na livraria Sabiá Livros, enquanto as atividades virtuais serão transmitidas via Instagram, nos perfis das Bibliotecas UFU e da Edufu. O cronograma reúne lançamentos de livros, debates, exposições e conversas sobre diversos temas relacionados à literatura - confira, abaixo:

Dia 25 (terça-feira), às 18h

• Lançamento do livro "As leis", de Marco Túlio Cícero;
  • Debatedores: Luiz César Machado de Macedo (Fadir/UFU), Frederico de Sousa Silva (Ileel/UFU) e Marcos César Seneda (Ifilo/UFU);
  • Local: Biblioteca Santa Mônica, hall interno.

Dia 26 (quarta-feira), às 14h

• Inauguração do projeto Doce Jardim;
  • Local: ao lado da Biblioteca Santa Mônica.

Dia 26 (quarta-feira), às 15h

• Pós-lançamento do livro "Bio HQ 2: Biologia em Quadrinhos";
  • Local: Biblioteca Santa Mônica, hall interno;
  • Participantes: Camila Nonato Junqueira (Estes/UFU), João Agreli (Iarte/UFU), Solange Augusto (Inbio/UFU) e Rosângela Dantas (Unifesp).

Dia 27 (quinta-feira), às 18h

• Pós-lançamento do livro "Ensaios sobre língua e linguagem", vencedor do 8º Prêmio Abeu 2022 na categoria Tradução;
  • Expositora: Fernanda Mussalim (Ileel/UFU);
  • Local: Biblioteca Santa Mônica, hall interno.

Dia 27 (quinta-feira), às 20h

• Conversa virtual sobre livros digitais;
  • Expositora: Liliana Giusti Serra (Soluções Sofia);
  • Mediadora: Maira Nani França Moura Goulart (DIRBI);
  • Transmissão via Instagram: @bibliotecasufu

Dia 28 (sexta-feira), às 15h30

• Conversa presencial sobre o livro e novos cenários de leituras;
  • Expositor: Samita Barbosa  (Leia Mulheres) e Diogo de Sousa Brito (Sabiá Livros);
  • Mediador: Eduardo Moraes Warpechowski (Edufu);
  • Local: Sabiá Livros;