Por: Marco Cavalcanti | Com informações e imagens de Samuel Amorim | Shayene Figueredo e Erick Raposo / Equipe de Comunicação da Maratona de Programação
Publicado em 15/04/2025 às 11:39 - Atualizado em
22/04/2025 às
10:33
Duas equipes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficaram entre as cinco mais bem colocadas na 1ª Maratona SBC de Programação do Cerrado, realizada no dia 5 de abril, no Campus Santa Mônica, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) .
O objetivo do evento foi promover o desenvolvimento da criatividade, o trabalho em equipe e a busca de novas soluções e técnicas computacionais na resolução de problemas.
Participaram 60 equipes formadas por mais de 200 pessoas de instituições de ensino de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Eles se dedicaram na resolução dos desafios com um tempo delimitado.
Os competidores representaram as seguintes instituições: Instituto Federal de Brasília (IFB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM - Uberlândia/Uberaba Parque/Campina Verde e Ituiutaba), UFU (Monte Carmelo e Santa Mônica), Uniube (Uberlândia), Pontifícia Universidade Católica (PUC/Goiás) e Universidade de Brasília (UNB).
O evento foi dividido em duas fases: Aquecimento e Maratona. O aquecimento contou com os estímulos: IMC Aproximado (Edson Alves), Ticket de Estacionamento (Daniel Saad), Run-twice (Alberto Neto).
Já a Maratona apresentou os seguintes desafios: Canção dos Pássaros (Daniel Porto), Baru++ (Guilherme Ramos), C-errado (Guilherme Ramos), Dia Nacional do Cerrado (Edson Alves), Encontre a Pipa (José Leite), Fatorial (Edson Alves), Guarás Anônimos (Daniel Porto), Hora Extra (Edson Alves), Imprudência nas Rochas (Gustavo Leal), Jogos Matemáticos (Gustavo Leal), Karoke (Maxwell Oliveira), LLM: Livro Lendário das Maldições (Tiago de Souza Fernandes), Mangabas (Edson Alves) e Não é permitido erros! (Alberto Neto).
Os problemas abordaram conceitos complexos com soluções aplicáveis ao mundo real, incluindo Programação Dinâmica, Algoritmo, Teoria dos Grafos, Teoria dos Números, Geometria Analítica, entre outras técnicas e paradigmas de programação.
As equipes masculinas com melhores êxitos foram:
Melhor Equipe Feminina: [UnB/Darcy Ribeiro] disneycraft climbers: Adrielly Medeiros Nunes, Iasmim de Queiroz Freitas e Isabela Souza Sisnando de Araujo.
O evento foi coordenado por Gabriel Bernardi, Giullia Rodrigues de Menezes, João Henrique Souza Pereira e Luiz Cláudio Theodoro. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) foi representada pelo coordenador-geral, Carlos E. Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP), pela diretora de Patrocínios, Lucy Mari Tabuti (Instituto Criativo), e pelo diretor de Sistemas, Bruno Ribas (UnB).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Computação maratona Programação Cerrado Informática