Publicado em 12/06/2025 às 11:09 - Atualizado em 16/06/2025 às 08:42
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais, da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB/DIEPAFRO/UFU) está com edital de seleção aberto para estudantes de mestrado e doutorado, de todos os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para participarem do Projeto “Formação Intercultural em estudos afro-brasileiros e africanos: conexões entre Brasil e Moçambique”, que será desenvolvido na Universidade Pedagógica de Maputo, cidade de Maputo, Moçambique - África.
O projeto foi aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Programa é destinado à estruturação, fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação, por meio da mobilidade docente e discente internacional.
O projeto “Formação Intercultural em estudos afro-brasileiros e africanos: conexões entre Brasil e Moçambique” tem como objetivo geral possibilitar que pós- graduandos e pesquisadores negros e indígenas da Universidade Federal de Uberlândia desenvolvam suas pesquisas, priorizando o diálogo de saberes com o continente africano, particularmente em Moçambique. De acordo com Ivete Almeida, coordenadora do intercâmbio, “institucionalmente, a internacionalização é uma meta das universidades públicas, além de permitir aos alunos de pós-graduação uma ampliação de suas perspectivas de pesquisa”, destaca.
São ofertadas três bolsas de estágio de mestrado, com duração de quatro a 10 meses e três bolsas na modalidade estágio doutoral, com duração de seis a 10 meses. As vagas à que se refere este edital serão destinadas a estudantes autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas matriculados em Programas de Pós-Graduação da UFU, sendo que 50% dessas vagas (três vagas) serão destinadas a mulheres autodeclaradas negras (pretas ou pardas) ou indígenas.
Sobre as Inscrições
A inscrição será feita, exclusivamente, por meio de Formulário Eletrônico, utilizando especificamente o e-mail institucional (@ufu.br), até esta sexta-feira, 13/6.
Para mais informações, acesse o edital.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.
Palavras-chave: Intercâmbio Moçambique Neab Formação Intercultural em estudos afro-brasileiros e africanos
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS