Pular para o conteúdo principal
Campus Monte Carmelo

Atividade de extensão prepara alunos para o início das aulas

Ação foi realizada por uma equipe do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Publicado em 25/06/2025 às 13:23 - Atualizado em 25/06/2025 às 17:46

Foto: arquivo pessoal

 

Sair do ensino médio e começar uma faculdade é desafiador. Novos amigos, novos professores e novas matérias podem deixar os alunos recém-chegados ansiosos com as novidades que estão por vir. Para ir se acostumando com o ritmo da faculdade e ter contato com as matérias que estavam por vir, Tauana Lourenço, caloura do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica ministrado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Campus Monte Carmelo, entrou em contato com os professores e pediu os conteúdos do primeiro semestre para já começar os estudos.

A resposta veio rápido. Os professores Ricardo Luís Barbosa, Marcelo Tomio Matsuoka, Vinicius Francisco Rofatto e a coordenadora Luziane Ribeiro Indjai organizaram um curso especial para atender à demanda. A proposta era revisar conteúdos básicos de matemática e apresentar aos calouros ferramentas que farão parte da rotina da graduação, como o Matlab, software interativo que é usado para o ensino de cálculo e álgebra linear. 

“O curso foi pensado como uma preparação para as disciplinas de Cálculo e Álgebra Linear. A gente revisou noções de conjuntos numéricos, funções e álgebra matricial; tudo com o uso do Matlab”, explica Barbosa. A escolha do software não foi à toa: o Matlab é amplamente utilizado na engenharia e possui licença oficial na UFU.

Para Tauana, o contato com o programa foi totalmente novo. “Eu nunca tinha ouvido falar em Matlab. Entrei no curso sem saber nem o que era. Mas ele ajudou a entender melhor a matemática e também a visualizar o que vamos estudar. Foi muito útil, logo de cara”, conta.

Além do conteúdo teórico, os alunos participaram de uma atividade prática de aerofotogrametria, técnica usada para medir e mapear terrenos, tanto em largura quanto em altura, usando fotos tiradas de cima, por aviões ou drones equipados com câmeras especiais. Com apoio da equipe técnica e dos professores, os calouros aprenderam a posicionar alvos no terreno, acompanhar o uso do GNSS [Sistema Global de Navegação por Satélite] e até a pilotar um drone.

 

Alunos em campo durante aula de aerofotogrametria
Foto: arquivo pessoal

 

“A intenção não era ensinar o processo completo, mas proporcionar uma atividade prática, algo que antecipasse o que eles vão encontrar na profissão”, resume o docente. E a estratégia funcionou. “Conversando entre a gente, todo mundo achou muito legal. Foi quando a gente teve certeza de que escolheu o curso certo”, relata Tauana.

O curso contou com a participação de 10 ingressantes. “Teve um dia de muita chuva aqui em Monte Carmelo e, mesmo assim, eles vieram. Se molharam, pegaram carona… mas não faltaram. Isso mostra a disposição deles”, ressalta Barbosa.

Além do conteúdo, a iniciativa ajudou a diminuir a ansiedade do início da vida universitária. “Esse curso fez total diferença. Ajudou a entender como tudo funciona, a conhecer os professores, a se preparar para as aulas e também a fazer amizade com os colegas. Foi muito importante pra mim”, conclui Tauana. Com o sucesso e a aprovação tanto dos alunos quanto dos professores, a ideia é que o curso seja regularizado no calendário acadêmico para manter o foco dos discentes nos estudos e na UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: curso de extensão Campus Monte Carmelo Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

A11y