Publicado em 18/06/2025 às 15:16 - Atualizado em 18/06/2025 às 18:14
A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), em parceria com o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Cartesianos (NEC) e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGFIL-UFU), promove, na próxima quinta-feira (26), o lançamento do livro “Perspectivismo e interculturalidade”; escrito por Oswaldo Giacóia Júnior e publicado pela N-1 Edições. O evento será realizado na Livraria da Edufu, localizada no saguão do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica, a partir das 17h.
O lançamento contará com a presença de Oswaldo Giacóia Júnior e do professor do PPGFIL, Alexandre Guimarães Tadeu de Soares. Haverá, também, pontos de venda do livro no local do evento e posterior sessão de autógrafos com o autor. Serão emitidos certificados para todos os presentes, mediante inscrição via QR Code ou clicando neste link.
O livro “Perspectivismo e interculturalidade” proporciona aos leitores uma imersão em uma das áreas de estudo do pensamento nietzschiano. Para o filósofo, o perspectivismo — conceito que defende a ideia de que toda verdade depende do ponto de vista de quem a observa — também pode ser visto como um momento de ruptura ou mudança profunda. A palavra “catástrofe”, nesse caso, significaria uma virada ou reviravolta em determinada situação.
Esse modo de pensar surge em um momento da história em que a razão, antes vista como o principal guia para entender o mundo, começa a ser questionada. Isso gera uma crise nos valores e princípios que sustentam a nossa cultura. Mas essa crise não é só destrutiva: ela também nos convida a refletir, repensar e buscar novas formas de viver e entender o mundo.
Por exemplo, a ideia de universalidade — ou seja, de que certas verdades valem para todas as pessoas, em qualquer lugar — sempre esteve ligada à razão e à busca por conhecimento objetivo. No entanto, sob a ótica do perspectivismo, essa ideia deixa de estar presa a uma visão europeia, centralizadora e excludente. Em vez disso, passa a ser vista como algo que pode ser construído com base no diálogo entre diferentes culturas e modos de vida.
Essa maneira de pensar abre espaço para uma filosofia intercultural, que valoriza o encontro entre diferentes tradições e saberes. Assim, é possível fazer um cruzamento produtivo entre o perspectivismo de Nietzsche e o perspectivismo dos povos indígenas das Américas. Isso mostra como suas ideias continuam sendo relevantes e inspiradoras para a filosofia e para as ciências humanas nos dias de hoje.
Oswaldo Giacóia Júnior é professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin, com pós-doutorado em Filosofia na Alemanha (Freie Universität Berlin), Áustria (Universität Wien) e Itália (Università del Salento, campus de Lecce). Também é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador nível 1B do CNPq.
Além da obra “Perspectivismo e interculturalidade”, é autor dos livros: “Sala de Espelhos” (Curitiba: Editora Kotter, 2023); “O Leitor de Nietzsche” (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022); “Ressentimento e Vontade” (Rio de Janeiro: Via Verita, 2021); “Agamben: Por uma Ética da Vergonha e do Resto” (São Paulo: n-1, 2018); “Heidegger Urgente: Introdução a um Novo Pensar” (São Paulo: Três Estrelas, 2014); “Nietzsche: O Humano entre a Memória e a Promessa” (Petrópolis: Vozes, 2013); entre outros.
Para mais informações sobre o evento, acesse as mídias sociais da Editora da UFU (@edufu_oficial).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Edufu; UFU; Editora da Universidade Federal de Uberlândia; Produção acadêmica;
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS