Publicado em 08/07/2025 às 16:25 - Atualizado em 06/08/2025 às 13:07
A educação superior deve ir além das salas de aulas, e essa é a premissa do Programa de Educação Tutorial (PET). O programa foi criado em 1979 pelo Governo Federal para estimular o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os primeiros grupos começaram entre novembro de 1991 e março de 1992: PET Agronomia, PET Biologia (Uberlândia), PET Economia, PET Engenharia Elétrica, PET Engenharia Mecânica, PET Engenharia Química, PET Matemática e PET Medicina.
Atualmente, a UFU conta com 41 grupos, sendo 19 vinculados ao Ministério da Educação (MEC) e 22 institucionais. O grupo mais recente é o PET Encontro de Saberes (In)Disciplinares, vinculado ao Instituto de Letras e Linguística (Ileel), criado em 2024. Os PETs Institucionais foram criados a partir de 2006, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e são regulamentados pela Resolução nº 28/2011 do Conselho de Graduação, de 15 de julho de 2011. Os PETs MEC são subsidiados por recursos do Governo Federal, enquanto os PETs Institucionais são custeados com recursos da própria universidade.
“O PET oferece a estudantes oportunidade de uma formação ampla, já que envolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas. Além disso, favorece aprendizagens fundamentais relacionadas ao trabalho em equipe, colaborativo e à gestão de conflitos. E, ainda, tem uma inserção relevante junto à comunidade externa por abarcar, também, o caráter extensionista da formação universitária. O PET auxilia na formação humana, ética e de cidadania dos estudantes, buscando nos seus trabalhos cotidianos o bem-estar e a qualidade de vida de todos do grupo”, explica a técnica em assuntos educacionais Natália Luiza Silva Carvalho, lotada na Diretoria de Ensino da Prograd.
A estudante Beatriz Elias está no 7º período do curso de Engenharia de Alimentos e, desde o segundo período, faz parte do PET Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Engenharia Química, único grupo PET do Campus Patos de Minas. “Quando eu entrei na faculdade, eu estava um pouco perdida, em questão de ser um curso muito difícil, estar longe de casa. Aí, os membros do PET me chamaram para fazer a inscrição e participar”, relembra.
Beatriz Elias, hoje, faz parte da equipe de marketing do PET Engenharia de Alimentos. Ela, que antes de ingressar no PET tinha muitas dificuldades em se expressar, é a responsável pela divulgação das atividades produzidas pelo grupo. “Quando eu entrei no PET, eu era uma pessoa muito mais tímida. Falar em público era muito mais complicado. E eu acho que a vida acadêmica, ela te cobra isso, você aprender a se portar, você aprender a falar, a se expressar. Então, além de todo o agregamento de ensino, de conteúdo, o PET me ajudou bastante nisso, nessa questão pessoal, de falar em público, de lidar, de ter uma didática melhor”, destaca.
João Luiz Rezende Nascimento graduou-se em Educação Física no ano de 2024 e participou do PET Educação Física (PET Educa) do 2º ao 8º período, ou seja, até o término da graduação. “O PET me proporcionou uma vivência muito grande na universidade. Desde o início me abriu as portas para a pesquisa e a experiência acadêmica de participar ativamente de pesquisas experimentais, inclusive durante a pandemia da covid-19. Foi extremamente enriquecedora na fase final de reabilitação de pacientes infectados. Um dos pontos fortes do PET é a versatilidade, quanto a possibilidades de inovação e implementação de projetos com diversas populações e ambientes, propiciando uma vasta vivência que facilitou muito me aprofundar mais nas áreas de interesse”, explica.
Atualmente, Nascimento é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU). O educador físico destaca a importância do PET na sua formação. “Na minha prática profissional atual, vejo o quanto foi importante o desenvolvimento pessoal dentro do PET. A liderança de equipe como petiano, parte da chefia, me favoreceu lidar com a equipe que treino hoje em dia, organizar cursos para outros profissionais e ter um rigor científico capaz de proporcionar a prática baseada em evidências”, conclui.
No PET Matemática, Marcus Bronzi, professor do Instituto de Matemática e Estatística, está à frente do grupo como professor-tutor desde 2020, mas a sua relação com o programa iniciou-se na época da graduação. “Eu já fui petiano e gostaria de dar um retorno à sociedade, à universidade e ao próprio programa em relação ao que, em mim, foi investido. Um programa como o PET proporciona ao discente e ao tutor um aprimoramento em sua vida profissional e pessoal. As experiências inerentes ao PET, muitas vezes, não são encontradas em outros programas”, opina.
O professor ainda destaca a importância do programa na formação acadêmica. “Acho extremamente importante um programa como o PET na formação dos discentes, em vários aspectos, como acadêmico e científico, em especial no social e cultural. Outro ponto importante é a parte financeira, pois uma boa parte dos petianos dependem da bolsa para se manterem na universidade, como foi o meu caso”, finaliza.
Os grupos PET são destinados ao estudante de graduação, regularmente matriculado e frequente. O ingresso no PET acontece por meio de processo seletivo promovido pelo grupo e a carga horária de atividades é de 20 horas semanais, distribuídas em atividades de ensino, extensão e pesquisa. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa, mas também é possível participar do programa como voluntário. Além disto, a participação no programa, seja como petiano bolsista ou não bolsista, não impede o acúmulo de remuneração de um estágio ou de um trabalho (salário formal ou informal).
O PET é ligado à Prograd/UFU e os grupos são acompanhados pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), o qual é composto por representantes docentes e discentes dos grupos PET, além de representantes da Administração Superior indicados pela Prograd.
Confira os PETs que atuam na UFU, a linha do tempo em que foram criados e as unidades a que estão vinculados:
1991
1992
1994
2001
2006
2010
2024
2009
2011
2012
2013
2016
2020
É uma série institucional, desenvolvida pela Diretoria de Comunicação Social da UFU. A série tem como objetivo apresentar atividades acadêmicas que podem ser realizadas pelos estudantes de graduação da Universidade.
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Palavras-chave: UFU Caminhos PET Graduação Prograd Ensino pesquisa extensão
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