Pular para o conteúdo principal
INTERNACIONALIZAÇÃO

UFU avalia teste rápido da Malásia para diagnóstico de estrongiloidíase em Uberlândia

Parceria internacional avança no combate às doenças tropicais negligenciadas

Publicado em 22/08/2025 às 14:08 - Atualizado em 26/08/2025 às 09:01

O SsRapid foi desenvolvido na Universiti Sains Malaysia (Penang, Malásia) para detectar imunoglobulina G4 (IgG4) no sangue/soro contra S. stercoralis. (Foto: Vanessa Ribeiro)

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizaram a verificação de um teste rápido para diagnóstico da estrongiloidíase, verminose intestinal provocada pelo Strongyloides Stercoralis e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Doença Tropical Negligenciada (DTNs). O estudo foi realizado em parceria internacional com cientistas da Universiti Sains Malaysia (USM) e da Universiti Kebangsaan Malaysia (UKM), que desenvolveram o exame SsRapid. A testagem de validação aconteceu em Uberlândia, considerada uma região endêmica para essa parasitose. 

“Há uma busca por testes mais rápidos, sensíveis e fáceis de serem utilizados pelas equipes de saúde. A gente escolheu a Malásia para poder colaborar, porque eles têm um centro tecnológico importante, que vem desenvolvendo diagnósticos para estrongiloidíase e outras doenças tropicais negligenciadas”, explica o coordenador do Laboratório de Diagnóstico de Parasitoses da UFU (Ladipar - UFU), Henrique Gonzaga. A cooperação internacional envolveu a disponibilização do SsRapid pelas universidades malaias e a avaliação realizada por pesquisadores da UFU, por meio das amostras armazenadas no Banco de Amostras Biológicas do Lapidar, provenientes da rede de saúde de Uberlândia.

O estudo buscou avaliar se a ferramenta é uma opção com bons resultados e viável economicamente no diagnóstico da doença. “As principais limitações para diagnosticar estrongiloidíase é que, infelizmente, a gente não tem um teste padrão ouro. Ensaios sorológicos com sangue, soro ou outros fluidos biológicos em plataformas fáceis, como um teste rápido, estão dentro da perspectiva de desenvolvimento e de avanço para essa área do diagnóstico”, destaca Gonzaga. Os resultados foram publicados no periódico Diagnostic Microbiology and Infectious Disease com o título “Avaliação de um teste imunocromatográfico rápido como ferramenta potencial para o diagnóstico de estrongiloidíase em amostras de uma área endêmica no Brasil”. 
 

A importância do diagnóstico

A estrongiloidíase é uma doença que ocorre principalmente nas áreas tropicais e subtropicais e atinge cerca de 600 milhões de pessoas no mundo. De acordo com o estudo da UFU, em parceria com a USM e a UKM, a falta de métodos de diagnóstico padronizados impede a identificação das áreas endêmicas e prejudica o combate eficaz da doença. 

“Ela é considerada uma doença tropical negligenciada, pois faltam verbas para pesquisa, incentivo dos sistemas de saúde e acesso da população às tecnologias em saúde, desde o medicamento preconizado até os diagnósticos”, afirma Gonzaga. A prevenção, controle e erradicação das DTNs foi definida pela OMS no roteiro para doenças tropicais negligenciadas 2021-2030 como meta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O estudo de avaliação do SsRapid concluiu a alta sensibilidade e especificidade diagnóstica do teste, comprovando que a ferramenta é viável, factível e econômica para triagem e diagnóstico de estrongiloidíase. “É um trabalho inovador, porque aborda um diagnóstico rápido e prático, aplicável ao campo, situações de campo para áreas remotas e áreas carentes. É um teste simples e a importância dele é essa, ser um teste rápido aplicado a uma doença que é negligenciada”, enfatiza a pesquisadora da UFU Vanessa Ribeiro, que também fez parte do estudo. 

 


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

Palavras-chave: internacionalização estrongiloidíase diagnóstico SsRapid ODS Ladipar

A11y