Publicado em 14/10/2025 às 10:33 - Atualizado em 05/11/2025 às 09:18
O time Enactus UFU participou com sucesso do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2025, realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA), no mês de julho de 2025. A delegação da Universidade Federal de Uberlândia se destacou na competição, sagrando-se campeã em diversas categorias e garantindo recursos cruciais para o investimento e a aceleração de seus projetos empreendedores.
O ENEB é o campeonato nacional que ocorre anualmente, organizado pela Enactus Brasil. O evento é uma competição entre todos os times da Rede Enactus do país. O principal objetivo é que os times apresentem os resultados de seus projetos desenvolvidos para responder a uma questão central: “Qual time Enactus demonstrou liderança empreendedora de forma mais efetiva, ao levar negócios e inovação para um impacto positivo e sustentável beneficiando pessoas, planeta e prosperidade no último ano?”.
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que mobiliza estudantes universitários para criar projetos empreendedores com o objetivo de melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades locais. A Enactus Brasil, a versão nacional, coordena e apoia esses projetos em colaboração com empresas e organizações.
O Evento Nacional Enactus Brasil atrai empresas parceiras da rede que disponibilizam editais voltados para projetos com propósitos sociais e ambientais. A competição seleciona os melhores projetos, garantindo que as iniciativas vencedoras recebam o apoio necessário para expandir seu impacto.
Em 2023, o Enactus UFU foi campeão nacional do ENEB, representando o Brasil na Enactus World Cup (que reúne representantes de 33 países) e alcançando o posto de semifinalista. Em 2025, o time manteve sua excelência, sendo novamente semifinalista na competição principal.
A participação do Enactus UFU no ENEB 2025 foi marcada pela vitória em programas de aceleração e reconhecimento temático em diversas categorias, impulsionando o desenvolvimento dos três projetos principais do time: Aroeiras, Fazendinha de Insetos e Refil.
Entre as conquistas, destacam-se:
Os projetos da Enactus UFU demonstram um amplo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cobrindo os ODS 1, 2, 6, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.
O time Enactus UFU opera desde 2015 e é formado atualmente por 30 estudantes de 11 cursos diferentes, incluindo Administração, Artes Visuais, Nutrição e Relações Internacionais. Sua missão é ser referência em projetos de extensão que transformam ideias em ação, mitigando desigualdades em Uberlândia e além. O objetivo é potencializar a chama empreendedora nos membros, conectando universidade e comunidade para gerar mudança sustentável.
O Aroeiras nasceu com mulheres da comunidade Shopping Park, em Uberlândia, que buscavam a própria autonomia por meio da costura. O projeto atua com a economia circular, focada no upcycling (reutilização criativa).
Em parceria com o Centro Comunitário Sal da Terra, foi estruturado um ateliê. O projeto recebe doação de tecidos não utilizados de grandes grupos de moda do Brasil, como o Grupo Soma (que representa marcas como Farm, Hering e Animale). A partir desses tecidos, as mulheres produzem produtos como shoulder bags, necessaires e ecobags.
O Aroeiras gera impacto em três vertentes: social, ao integrar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho; ambiental, pela reutilização de tecidos que seriam descartados no meio ambiente; e econômica, pelo retorno das vendas que apoia as participantes.
Sediado e incubado no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU), o Fazendinha de Insetos surgiu de pesquisas focadas na Mosca Soldado Negro.
Ainda em fase de implementação (tração), o projeto visa escalar a criação dessas larvas para utilizá-las como ração de peixes e aves. As larvas possuem alto teor de proteínas e apresentam vantagens na taxa de sobrevivência e engorda desses animais, em comparação com as rações convencionais.
O projeto segue o caminho de sucesso de um empreendimento anterior da Enactus UFU, o Bread&Bug, que desenvolvia um biofertilizante e hoje é o BeFert, uma empresa social incubada no Ciaem.
O Refil é um projeto mais primário, em fase inicial de desenvolvimento, que já demonstrou potencial ao ser premiado em edital durante o ENEB.
Ao mobilizar seus 30 estudantes, de 11 cursos diferentes, para criar soluções sustentáveis, o time não apenas conquistou importantes títulos e apoio para o avanço dos projetos Aroeiras, Fazendinha de Insetos e Refil, mas também contribuiu para a conexão entre universidade e comunidade para gerar mudança sustentável nas pessoas, no meio ambiente e na economia.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Enactus Eneb ODS
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS