Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo e Ciência

Enactus UFU conquista títulos e acelera projetos de impacto no ENEB 2025

Time da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) garante reconhecimento em categorias de aceleração e excelência, impulsionando suas iniciativas sociais e ambientais em Belém (PA)

Publicado em 14/10/2025 às 10:33 - Atualizado em 05/11/2025 às 09:18

Fotos: divulgação

 

O time Enactus UFU participou com sucesso do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2025, realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA), no mês de julho de 2025. A delegação da Universidade Federal de Uberlândia se destacou na competição, sagrando-se campeã em diversas categorias e garantindo recursos cruciais para o investimento e a aceleração de seus projetos empreendedores.

O ENEB é o campeonato nacional que ocorre anualmente, organizado pela Enactus Brasil. O evento é uma competição entre todos os times da Rede Enactus do país. O principal objetivo é que os times apresentem os resultados de seus projetos desenvolvidos para responder a uma questão central: “Qual time Enactus demonstrou liderança empreendedora de forma mais efetiva, ao levar negócios e inovação para um impacto positivo e sustentável beneficiando pessoas, planeta e prosperidade no último ano?”.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que mobiliza estudantes universitários para criar projetos empreendedores com o objetivo de melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades locais. A Enactus Brasil, a versão nacional, coordena e apoia esses projetos em colaboração com empresas e organizações.

O Evento Nacional Enactus Brasil atrai empresas parceiras da rede que disponibilizam editais voltados para projetos com propósitos sociais e ambientais. A competição seleciona os melhores projetos, garantindo que as iniciativas vencedoras recebam o apoio necessário para expandir seu impacto.

Em 2023, o Enactus UFU foi campeão nacional do ENEB, representando o Brasil na Enactus World Cup (que reúne representantes de 33 países) e alcançando o posto de semifinalista. Em 2025, o time manteve sua excelência, sendo novamente semifinalista na competição principal.

A participação do Enactus UFU no ENEB 2025 foi marcada pela vitória em programas de aceleração e reconhecimento temático em diversas categorias, impulsionando o desenvolvimento dos três projetos principais do time: Aroeiras, Fazendinha de Insetos e Refil.

 

Time Enactus UFU

 

Entre as conquistas, destacam-se:

  • Projeto Aroeiras: Foi o campeão nacional do Handover, um programa de aceleração de projetos da Enactus financiado pelo Instituto Credicitrus. O Aroeiras também foi reconhecido com o selo ODS "Trabalho decente e crescimento econômico" e ficou como vice-campeão do edital "Marqueterie", voltado para marketing e comunicação;
  • Projeto Fazendinha de Insetos: Foi vice-campeão do edital "Alimentação em Foco" na categoria tração;
  • Projeto Refil: Ficou no Top 5 do edital da "Amanco".

Os projetos da Enactus UFU demonstram um amplo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cobrindo os ODS 1, 2, 6, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.

 

Conheça os projetos

O time Enactus UFU opera desde 2015 e é formado atualmente por 30 estudantes de 11 cursos diferentes, incluindo Administração, Artes Visuais, Nutrição e Relações Internacionais. Sua missão é ser referência em projetos de extensão que transformam ideias em ação, mitigando desigualdades em Uberlândia e além. O objetivo é potencializar a chama empreendedora nos membros, conectando universidade e comunidade para gerar mudança sustentável.

 

1. Projeto Aroeiras: Economia Circular e Autonomia

O Aroeiras nasceu com mulheres da comunidade Shopping Park, em Uberlândia, que buscavam a própria autonomia por meio da costura. O projeto atua com a economia circular, focada no upcycling (reutilização criativa).

Em parceria com o Centro Comunitário Sal da Terra, foi estruturado um ateliê. O projeto recebe doação de tecidos não utilizados de grandes grupos de moda do Brasil, como o Grupo Soma (que representa marcas como Farm, Hering e Animale). A partir desses tecidos, as mulheres produzem produtos como shoulder bags, necessaires e ecobags.

O Aroeiras gera impacto em três vertentes: social, ao integrar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho; ambiental, pela reutilização de tecidos que seriam descartados no meio ambiente; e econômica, pelo retorno das vendas que apoia as participantes.

 

2. Projeto Fazendinha de Insetos: Bioinovação na Alimentação Animal

Sediado e incubado no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU), o Fazendinha de Insetos surgiu de pesquisas focadas na Mosca Soldado Negro.

Ainda em fase de implementação (tração), o projeto visa escalar a criação dessas larvas para utilizá-las como ração de peixes e aves. As larvas possuem alto teor de proteínas e apresentam vantagens na taxa de sobrevivência e engorda desses animais, em comparação com as rações convencionais.

O projeto segue o caminho de sucesso de um empreendimento anterior da Enactus UFU, o Bread&Bug, que desenvolvia um biofertilizante e hoje é o BeFert, uma empresa social incubada no Ciaem.

 

3. Projeto Refil

O Refil é um projeto mais primário, em fase inicial de desenvolvimento, que já demonstrou potencial ao ser premiado em edital durante o ENEB. 

 

Time Enactus UFU

 

Ao mobilizar seus 30 estudantes, de 11 cursos diferentes, para criar soluções sustentáveis, o time não apenas conquistou importantes títulos e apoio para o avanço dos projetos Aroeiras, Fazendinha de Insetos e Refil, mas também contribuiu para a conexão entre universidade e comunidade para gerar mudança sustentável nas pessoas, no meio ambiente e na economia.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Enactus Eneb ODS

A11y