Publicado em 25/02/2025 às 14:45 - Atualizado em 26/02/2025 às 16:10
Nos últimos dois anos, a gestão do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, ministrado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Campus Patos de Minas, tem implementado uma série de iniciativas inovadoras voltadas para a inclusão, sustentabilidade e eficiência acadêmica. As ações são parte do projeto de gestão "Ondas da Transformação: Gestão Acadêmica Inclusiva e Sustentável na Engenharia", que recebeu o Selo Social ODS em 2024, em reconhecimento às contribuições alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 10 - Redução das Desigualdades, 12 - Consumo e Produção Responsáveis e 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, reconhecimento pelo impacto positivo gerado dentro e fora da universidade.
O projeto se destaca pelo modelo de gestão colaborativa, no qual docentes, técnicos e estudantes são envolvidos na tomada de decisões e no aprimoramento das práticas acadêmicas. Esse modelo permitiu a realização de reuniões periódicas com diferentes segmentos acadêmicos, possibilitando a escuta ativa da comunidade e a formulação de estratégias para melhoria do curso. Com isso, a gestão acadêmica tornou-se mais transparente e eficaz, garantindo que as necessidades dos discentes e docentes sejam atendidas com agilidade.
Além disso, a comunicação acadêmica foi fortalecida, por meio da reformulação do site do curso. Agora, a plataforma conta com informações detalhadas sobre planejamento acadêmico, guias para a comunidade acadêmica e uma lista de egressos, facilitando o contato entre ex-alunos e o setor produtivo. Essa modernização da infraestrutura de comunicação visa garantir maior transparência e acessibilidade para os diferentes públicos que interagem com o curso, reforçando o sentimento de pertencimento e promovendo a troca de experiências entre estudantes e profissionais formados.
Para ampliar ainda mais a comunicação dinâmica e o repasse de informações, foram criadas listas de e-mails institucionais da UFU e grupos no WhatsApp com estudantes, docentes e técnicos. Essas iniciativas têm permitido um fluxo contínuo de informações relevantes, facilitando a organização de eventos, a troca de experiências e a rápida disseminação de comunicados importantes dentro da comunidade acadêmica.
Além disso, as reuniões entre a chefia imediata e os técnicos administrativos são registradas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde são estabelecidas diretrizes, metas e ações de forma clara e objetiva. Esse registro contribui para uma gestão mais estruturada, garantindo transparência nos processos e possibilitando um acompanhamento eficiente das decisões tomadas.
A capacitação contínua também é uma prioridade da gestão. Docentes e técnicos são incentivados a participar ativamente dos cursos oferecidos pela Divisão de Capacitação de Pessoal (Dicap), visando aprimorar suas habilidades e atualizar seus conhecimentos em diversas áreas acadêmicas e administrativas. Todas as oportunidades de capacitação são amplamente divulgadas, reforçando o compromisso da coordenação com a qualificação profissional e o desenvolvimento institucional, no qual docentes, técnicos e estudantes são envolvidos na tomada de decisões e no aprimoramento das práticas acadêmicas. Esse modelo permitiu a realização de reuniões periódicas com diferentes segmentos acadêmicos, possibilitando a escuta ativa da comunidade e a formulação de estratégias para melhoria do curso. Com isso, a gestão acadêmica tornou-se mais transparente e eficaz, garantindo que as necessidades dos discentes e docentes sejam atendidas com agilidade.
Um dos principais avanços alcançados foi a criação de um sistema de digitalização de processos da coordenação, dando continuidade ao processo já iniciado em gestões anteriores. Essa iniciativa resultou na otimização da gestão documental, reduzindo a burocracia e o uso de papel. Além da documentação e formulários digitalizados, os membros da comunidade acadêmica podem ser atendidos diretamente pelo WhatsApp, evitando deslocamentos até a coordenação.
Adicionalmente, os fluxos dos processos internos da coordenação foram documentados, visando à padronização das ações realizadas pela secretaria. Também foram criados processos semiautomatizados para distribuição de carga horária e otimização de horários dos docentes, garantindo um planejamento acadêmico mais eficiente.
Além disso, houve a continuidade do processo de otimização dos horários dos alunos para que as aulas se concentrem apenas no período matutino. Isso permite que eles tenham liberdade nos demais turnos para estudos, projetos, estágios ou trabalho, promovendo maior flexibilidade e aproveitamento acadêmico.
A digitalização proporcionou maior acessibilidade às informações acadêmicas e aprimorou a comunicação interna, garantindo que docentes, técnicos e discentes tenham acesso ágil e transparente às informações institucionais. Ademais, a otimização dos processos administrativos reduziu a burocracia e permitiu maior eficiência na alocação de recursos e no planejamento acadêmico, resultando em uma gestão mais dinâmica e responsiva às necessidades da comunidade universitária.
Para garantir uma gestão mais sustentável, foram implementadas iniciativas voltadas para o consumo consciente de materiais. Um dos destaques foi a instalação de estações de recarga de pincéis para lousa, permitindo que os pincéis sejam totalmente reutilizados, eliminando a necessidade de descarte e novas aquisições em 2024. Paralelamente, um ponto adicional de coleta para descarte adequado de pilhas foi instalado na coordenação do curso, atendendo à demanda gerada pelas pilhas utilizadas nos equipamentos de informática das salas de aula.
Como parte do compromisso com o bem-estar da comunidade acadêmica, foi adquirido um kit de primeiros socorros e todos os técnicos administrativos - incluindo os da secretaria e dos laboratórios - passaram por treinamento específico. Essa ação é essencial, visto que a coordenação do curso em Patos de Minas é o local com maior fluxo de alunos e docentes, além de ser o ponto de apoio mais próximo das salas de aula do campus.
No campo da inclusão, foi criada uma comissão específica para levantamento de dados e promoção de ações afirmativas. Essa iniciativa resultou na aprovação de um projeto chamado “Além dos Cálculos” - financiado pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) na modalidade "Servidores" -, que executará políticas afirmativas no curso entre 2024 e 2025, buscando promover a equidade dentro do ambiente acadêmico. A gestão também tem se empenhado em divulgar materiais informativos, realizar eventos e fomentar debates sobre a importância da diversidade na engenharia, garantindo um ambiente mais acolhedor para grupos minorizados.
A comunicação acadêmica também foi fortalecida, por meio da reformulação do site do curso. Agora, a plataforma conta com informações detalhadas sobre planejamento acadêmico, guias para a comunidade acadêmica e uma lista de egressos, facilitando o contato entre ex-alunos e o setor produtivo. Essa modernização da infraestrutura de comunicação tem por objetivo garantir maior transparência e acessibilidade para os diferentes públicos que interagem com o curso.
Entre as iniciativas inovadoras, destaca-se o TourLab 360º, um giro virtual que permite a imersão nos laboratórios do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações no Campus de Patos de Minas. Essa ferramenta possibilita ao visitante conhecer a estrutura física dos laboratórios, visualizar os equipamentos disponíveis e avaliar as condições das instalações por si mesmo. A tecnologia aproxima a experiência acadêmica do público externo, proporcionando uma visão detalhada das instalações e recursos disponíveis.
O TourLab 360º tem sido utilizado como ferramenta de divulgação para atrair novos ingressantes, além de auxiliar na integração dos estudantes que ingressam no curso. A iniciativa já foi apresentada em uma matéria postada aqui, no Portal Comunica.
Uma das ações implementadas para fortalecer a conexão com futuros alunos do curso é a interação, por meio de ferramentas on-line disponibilizadas. Essa interação tem permitido esclarecer dúvidas sobre o processo de matrícula, proporcionando aos candidatos um melhor entendimento sobre a estrutura do curso e aumentando sua confiança na decisão de ingresso. Como resultado, houve um aumento significativo no número de interessados no curso, além de uma maior conversão de matrículas, fator considerado extremamente positivo para a manutenção e crescimento da graduação.
Além disso, semestralmente é realizado o "Integra Telecom", uma ação de socialização entre os ingressantes, veteranos, técnicos e docentes. Durante esse evento, são explicados os principais pontos do curso e realizadas atividades de integração, promovendo um ambiente mais acolhedor para os novos alunos. Essa iniciativa tem sido fundamental para facilitar a adaptação dos ingressantes, fortalecer o senso de pertencimento e incentivar a troca de experiências entre diferentes gerações de estudantes e profissionais da área.
Mais recentemente, o curso lançou o Gepeto, uma inteligência artificial baseada no ChatGPT e desenvolvida para auxiliar estudantes no acesso rápido a informações acadêmicas. Essa ferramenta foi projetada para responder dúvidas sobre o curso, normativas e fluxos acadêmicos, tornando-se um importante suporte para os alunos. A implementação dessa solução é inovadora dentro do contexto acadêmico, pois permite que os estudantes tenham acesso imediato a informações confiáveis, sem a necessidade de intermediários, otimizando tempo e promovendo autonomia no aprendizado.
Além disso, o Gepeto representa um passo à frente na modernização do ensino superior, demonstrando o compromisso do curso com a incorporação de novas tecnologias para aprimorar a experiência educacional. Estar na vanguarda dessas oportunidades tecnológicas não apenas diferencia o curso dentro do cenário acadêmico, mas também fortalece sua atratividade para novos ingressantes, consolidando um ambiente acadêmico mais eficiente, interativo e acessível.
Todas as ações citadas acima demonstram que uma gestão acadêmica estruturada e inovadora pode impactar positivamente a qualidade do ensino, o sentimento de pertencimento da comunidade acadêmica e a sustentabilidade do curso. A iniciativa "Ondas da Transformação" tem mostrado que, com estratégias bem planejadas e inclusivas, é possível criar um ambiente acadêmico mais eficiente, acolhedor e alinhado às demandas contemporâneas da educação superior.
Além disso, a integração de tecnologias inovadoras, a promoção da diversidade e a adoção de práticas sustentáveis reforçam o compromisso da gestão em oferecer um ensino de excelência e um ambiente acadêmico mais acessível e igualitário. As ações implementadas nos últimos dois anos evidenciam que a transformação do ensino superior depende de um esforço coletivo e contínuo, no qual a participação ativa de docentes, técnicos e discentes é fundamental para consolidar um modelo de gestão que atenda às necessidades de uma educação moderna e humanizada.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações selo social ODS inovação Feelt campus patos de minas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS