Pular para o conteúdo principal
INOVAÇÃO

Equipe RoboPatos UFU-IFTM é classificada para Torneio Brasil de Robótica

O grupo, que foi destaque na etapa regional no Triângulo Mineiro, segue agora para o nacional no Espírito Santo

Publicado em 03/12/2024 às 10:53 - Atualizado em 03/12/2024 às 13:39

O TBR é uma competição de robótica composta por estudantes de todo o país que desenvolvem criatividade e inovação em um projeto de pesquisa (Foto: Acervo Pessoal - RoboPatos)

Já imaginou competir com equipes de todo o Brasil em um torneio de robótica? Essa é a realidade da equipe RoboPatos, classificada pela primeira vez para a etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR). Formado por alunos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), o grupo se destacou ao desenvolver uma proposta voltada para o tratamento de efluentes na zona rural de Patos de Minas.

O projeto foi desenvolvido após a verificação do uso inadequado de métodos precários para o tratamento de esgoto e da necessidade de melhorias na infraestrutura local. Durante a preparação para a fase regional da competição, os alunos não apenas construíram um robô, mas também realizaram uma pesquisa aprofundada sobre a situação dos efluentes – resíduos gerados pela atividade humana e lançados no meio ambiente – nas áreas rurais, assentamentos e distritos da região.

A equipe precisou se destacar em uma série de atividades que compõem a pontuação total do torneio. De acordo com o coordenador da RoboPatos, Daniel Ramos, a avaliação é composta por quatro critérios principais: o mérito científico, que avalia a proposta de solução para um tema central; a tecnologia e engenharia; a estratégia de atuação do robô, que observa a organização do grupo durante o processo; e, por fim, o desempenho prático realizado no dia do evento.

Equipe RoboPatos com troféu
O trabalho em equipe foi essencial para conquistar a classificação que levará a RoboPatos ao Espírito Santo (Foto: Acervo Pessoal - RoboPatos)

O time que chegou ao nacional

Para os integrantes da RoboPatos, a classificação para competir no Espírito Santo é o resultado de meses de trabalho intenso e colaboração. “Foi muito gratificante estar ali na área de competição, poder ver o nosso robô funcionando, disputar e torcer em cada missão”, afirma o estudante de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU, Valter Santos. Há dois anos ele entrou no projeto como uma possibilidade de se aprofundar na área da robótica.

A RoboPatos reúne alunos da UFU e do IFTM, aliando conhecimentos da graduação e do ensino médio em uma mesma equipe. “O nosso projeto começou em meados de 2021 como forma de divulgar os trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, e foi ganhando força principalmente com o apoio dos editais de extensão da UFU, que deram base para começar a capacitar os alunos e a comunidade”, explica o coordenador Daniel Ramos. Atualmente, após aprovação em um edital de divulgação científica, o projeto também passou a receber recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e fortaleceu ainda mais suas iniciativas.

Participar da equipe permite aos alunos estarem presentes em diversos trabalhos, como realizar atividades nos laboratórios de pesquisa e entrar em contato com empresas de robótica educacional. O projeto de extensão é “uma oportunidade que abriu meus olhos e  minha mente em relação ao que é trabalhado e às possibilidades dentro da esfera da minha graduação”, conta o graduando. 

Em 2024, com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC - Júnior) foi possível envolver alunos do ensino médio junto às ações desenvolvidas pela RoboPatos. Essa oportunidade permitiu aos estudantes que tinham o desejo de aprender mais sobre a área ter contato real com a robótica. “Desde pequena, eu tive o sonho de inventar alguma coisa”, comenta a aluna do curso técnico de Eletrotécnica integrado ao ensino médio do IFTM, Ana Júlia Jordão. Após se envolver em projetos no IFTM, seu interesse por programação despertou e, por indicação de uma professora, conheceu a RoboPatos.

Equipe trabalhando no laboratório
“Eu consegui desenvolver habilidades dentro deste projeto, por exemplo, na oratória e na didática, que eu vejo melhorar dia após dia na graduação”, diz Valter Santos (Foto: Acervo Pessoal - RoboPatos)

O projeto de extensão atua expressivamente na divulgação científica através das redes sociais, minicursos e parcerias com escolas da região. “A gente faz a divulgação online usando Instagram, YouTube, Facebook e outras redes sociais para divulgar assuntos sobre as tecnologias e robôs, tentando desmistificar um pouco a robótica. Temos buscado expandir nossas atividades e atuar junto com escolas”, informa Ramos.

 

Próxima parada: Espírito Santo

A etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica acontecerá entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Vila Velha, no Espírito Santo. Nessa fase, a RoboPatos enfrentará equipes de todo o país em uma competição que exige mais do que criatividade e inovação, mas também muito trabalho em grupo. 

A emoção e a superação estão presentes nos integrantes da equipe, que encaram o torneio como uma chance única de crescimento profissional e pessoal.  “A gente está com muita expectativa de ganhar essa etapa nacional também, sair vitorioso de mais essa competição. A possibilidade de participar desse projeto de extensão para mim é muito gratificante”, declara o graduando Valter Santos. 

Desde a classificação, os representantes da UFU intensificaram os preparativos para conseguir representar o Triângulo Mineiro e colocar em prática todos os seus conhecimentos. O coordenador do projeto, Daniel Ramos, conta que a equipe se uniu para conseguir recursos e permitir que todos pudessem viajar. Há poucos dias da competição, eles já possuem todo o necessário e logo embarcam rumo ao Espírito Santo.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

Palavras-chave: RoboPatos Torneio Brasil de Robótica inovação campus patos de minas

A11y