Pular para o conteúdo principal
Pós-Graduação

UFU dá as boas-vindas aos novos estudantes de pós-graduação

A aula inaugural do semestre contou com palestra sobre o futuro da pesquisa e a importância de políticas de apoio ao estudante

Publicado em 21/08/2025 às 18:46 - Atualizado em 25/08/2025 às 12:40

Isabela Pordeus é doutora em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres e também professora titular em Odontopediatria na UFMG. (Foto: Milton Santos)

Hoje, aconteceu a aula inaugural dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), semestre 2025.2, com o tema “Desafios e perspectivas da pós-graduação na nova quadrienal”. O evento ocorreu no auditório do bloco 5s,  campus Santa Mônica, e contou com a apresentação cultural de Ópera dos docentes do Instituto de Artes (Iarte) da UFU, Poliana Alves e Maurício Orosco.

Após o momento musical, a mesa de abertura teve a presença do reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho; da vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo; do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFU, Thiago Paluma; da diretora de pós-graduação, Yara Paiva; da Diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Luciana Carvalho; do coordenador da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFU, Kaio Kahfre; além da palestrante, pró-reitoria de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Isabela Pordeus.  

 

Os desafios e as perspectivas da pós-graduação na nova quadrienal

 

“Nós precisamos exportar mais conhecimento”, afirma o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, sobre o programa de pós-graduação. Usando como referência o contexto político mundial, em que países e governos tentam ser soberanos, ele frisou que para uma soberania completa é preciso investir em conhecimento, ciência e tecnologia, e que a UFU tem o compromisso em contribuir com tudo isso, para o nosso país e o mundo, através de toda atividade de pesquisa e pós-graduação.

Já na fala da convidada, Isabela Pordeus, ela explica que 2025 é o primeiro ano de um novo ciclo de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, que acontecem a cada quatro anos. Essa avaliação serve para uma atualização de como os programas de pós-graduação devem ser vistos e avaliados. A pesquisadora também ressalta que o momento da aula inaugural é importante, pois contribui para “gerar conhecimento para o avanço social e tecnológico, além dos muros acadêmicos.”, afirma a pró-reitora da UFMG.

Além disso, ela destacou que o diferencial deste ano é que, pela primeira vez, o evento focará nas políticas de permanência dos estudantes, para que eles tenham condições de se desenvolver enquanto pesquisador e ser humano.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Aula Inaugural da Pós-Graduação Propp

A11y