Pular para o conteúdo principal
FOMENTO

UFU impulsiona ecossistema de inovação com novos centros de empreendedorismo em Uberlândia e Ituiutaba

Projeto foi aprovado em edital da Fapemig

Publicado em 09/09/2025 às 16:24 - Atualizado em 13/09/2025 às 14:07

Foto: Milton Santos

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu um salto estratégico no fomento ao empreendedorismo e à inovação em Minas Gerais. A instituição conquistou o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para a criação do Centro de Inovação e Empreendedorismo (CEIU) por meio do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI). O resultado será a implantação de duas unidades de ponta: uma em Uberlândia e outra em Ituiutaba. Os Centros de Inovação funcionarão como berços para novas ideias, startups e a conexão definitiva entre o conhecimento acadêmico e as demandas do mercado.

A infraestrutura permitirá que o centro seja utilizado como um hub de capacitação prática. Poderão ser oferecidos cursos, workshops e mentorias especializadas em áreas como modelagem de negócios, captação de recursos e gestão da inovação. Um dos destaques será a criação de um espaço de trabalho compartilhado, destinado a integrantes de empresas juniores e alunos envolvidos em projetos, em um ambiente de colaboração e cocriação que despertará a formação e parcerias e aceleração do desenvolvimento de soluções inovadoras. 

“A criação do Centro de Empreendedorismo e Inovação terá um papel importante no fortalecimento da incubadora CIAEM [Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras] e do Parque Tecnológico da UFU, ampliando as oportunidades para que ideias inovadoras se transformem em negócios de impacto. O espaço será um ambiente estratégico para a formação empreendedora e para a aproximação entre universidade, sociedade e setor produtivo, estimulando de forma direta a criação de novas startups e spin-offs”, detalha a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Luciana Carvalho.

Para a universidade, os Centros fortalecerão a missão de extensão e inovação, criando um ambiente fértil para a geração de conhecimento aplicado, aumentando sua visibilidade e seu impacto socioeconômico nas regiões atendidas. A expectativa é de que os Centros contribuam diretamente para o desenvolvimento econômico regional, considerando as especificidades e demandas locais, com geração de empregos de alto valor agregado. 

Alguns dos impactos previstos são a retenção de talentos em mais cidades, a atração de investimentos e a criação de novas empresas competitivas no mercado estadual e global. De acordo com o coordenador do Centro em Ituiutaba, Alex Fernando Borges, a unidade local vai servir como um conector de todas as iniciativas já em andamento no campus: “O objetivo do projeto é estabelecer uma cultura de empreendedorismo e inovação por meio do desenvolvimento de atividades e eventos de educação empreendedora voltadas para toda a comunidade acadêmica, integrar de forma mais efetiva as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas no campus, e estabelecer parcerias com a prefeitura, associações comerciais e entidades locais, para promover e fomentar a emergência de um ecossistema local de empreendedorismo e inovação”, pontua.

“Com isso, esperamos contribuir com ações de mentoria, capacitação e troca de conhecimentos e experiências para viabilizar, no futuro, a criação de uma incubadora de novos negócios, impulsionar novas startups e, com isso, consolidar o ecossistema de inovação e empreendedorismo em toda a região do Pontal”, destaca Borges.

O projeto VUEI é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e a Fapemig, com o objetivo de criar ou consolidar Centros de Inovação e Empreendedorismo Universitário (CIEUs) nas Instituições de Ensino Superior (IES) mineiras. 

A aprovação da UFU neste edital competitivo posiciona a universidade como um polo gerador de novos negócios, soluções tecnológicas e inovações capazes de conectar o ambiente acadêmico ao setor produtivo. “Com essa iniciativa, a UFU reforça seu compromisso em impulsionar o ecossistema regional de inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade da região”, conclui a diretora Luciana Carvalho.


 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inovação empreendedorismo CEIU VUEI Fapemig CIAEM Parque Tecnológico Agência Intelecto

A11y