Publicado em 11/09/2025 às 12:17 - Atualizado em 11/09/2025 às 12:28
Na última sexta-feira, 5, aconteceu a I Maratona de Física do Ensino Médio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento, desenvolvido pelos participantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Física (PET Física), contou com a participação de 18 escolas públicas e privadas de Uberlândia e região. As equipes eram formadas por três estudantes do ensino médio, sendo obrigatória a participação de uma pessoa do gênero feminino.
A maratona funcionou em quatro etapas, sendo: a primeira com questões fechadas; a segunda e a terceira com uma questão aberta; e a quarta com uma questão prática. As questões tinham o nível de dificuldade gradual de acordo com cada fase. O pódio da competição ficou:
Colocação
Escola pública
Escola privada
1º
Escola Estadual Melo Viana
Gabarito Educação
2º
IFTM Uberlândia Centro
São Paschoall Unidade 1
3º
Escola Estadual José Ignácio de Souza
Desenvolvimento das questões
A maratona foi pensada e desenvolvida pelos estudantes do PET Física com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes pela física e suas particularidades. A ideia era que cada participante sugerisse uma questão e, a partir das sugestões, as questões eram debatidas em grupo. A discente da UFU, Maria Cecília Confessor, que ajudou na elaboração das provas, comentou como o projeto a ajudou em seu desenvolvimento acadêmico: “Eu acho que me agregou muito academicamente, pelo desenvolvimento cognitivo de pensarmos em criar questões, além do contato maior com o trabalho em equipe”, afirma a futura física.
Além disso, a estudante também relatou sobre a gratificação do desenvolvimento da maratona: "É uma satisfação ver que todo o esforço valeu a pena e que os participantes vieram, até porque são eles que fazem o evento.”
Da escola para a universidade
A professora de física da escola Nossa Senhora do Amparo, Pamela Karen, comentou sobre a preparação de seus estudantes para a maratona: “Não houve uma preparação específica, pois achei que eles iam ficar mais tensos. Como eles já estudam frequentemente, apenas os trouxe para ver o que ia acontecer.”
Pamela também destacou a importância da competição para o mundo científico: “Eu acredito muito na divulgação científica, especialmente dentro do Brasil, onde a ciência é desvalorizada”, destaca Karen.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Maratona de Física competição campus educação física
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS