Publicado em 28/10/2025 às 10:47 - Atualizado em 28/10/2025 às 14:42
A Brinquedoteca da UFU foi oficialmente reapresentada na manhã da sexta-feira (24), após a sua mudança do Bloco 1A para o Bloco 5S, na sala 103. A cerimônia também contou com participação de docentes e técnicos da Faculdade de Educação (FACED/UFU), e com a presença do Pró-Reitor de Extensão e Cultura (Proexc), Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior.
A unidade é coordenada por duas professoras do curso de Pedagogia: Camila Turati Pessoa e Fernanda Duarte Araújo Silva. A técnica Katiane Braga da Silva Martins, também, atuou efetivamente para a reapresentação desse espaço para os discentes e docentes do curso de Pedagogia atualmente e, no futuro, para as comunidades acadêmica e externa da UFU.
A Brinquedoteca da UFU conta com um ambiente climatizado; área para bebês, a Bebeteca; brinquedos educativos e cerca de 500 livros infantis, todos catalogados e que serão disponibilizados logo mais para empréstimo, além de gibis. Conta, também, com o Ateliê, destinado para desenhos e produções artísticas das crianças, com quadros de Joan Miró. O Faz de Conta possui bonecas, fantasias e brinquedos para “brincar de casinha”, próximo ao espaço com brinquedos e jogos de tabuleiro. O espaço disponibiliza, ainda, mesas, e os clássicos tapetes de E.V.A., muito presentes em brinquedotecas dos anos 2000. Confira mais imagens do ambiente em nossa Galeria de Imagens.
Esse espaço foi disponibilizado no Bloco 1A, entre 2018 e 2019, com muitas contribuições de servidores, docentes, discentes, técnicos e terceirizados, de acordo com Martins. “O espaço não se faz sozinho, ele tem a contribuição de várias pessoas. No início, ele não tinha quase nada, mas depois de muitas lutas, fomos melhorando. Várias pessoas contribuíram para aperfeiçoar a Brinquedoteca, porque uma pessoa sozinha não daria conta de fazer essas melhorias”, destaca.
Ela também comenta que houve coleta de materiais e doações de brinquedos e jogos, por parte da comunidade acadêmica. Durante a pandemia, o espaço precisou ser fechado, mas retornou e, logo na sequência, foi negociada a transferência da Brinquedoteca para o Bloco 5S, para o espaço ficar mais próximo, de onde são ministradas as aulas do curso de Pedagogia.
Silva aponta que a Brinquedoteca é um espaço formativo, destacando a importância do brincar para o desenvolvimento da literatura infantil. “Esse espaço vem para agregar na formação dos nossos estudantes, e, também, para atender a comunidade. Precisamos dessa relação com ela, e temos muitos planos para o futuro!”, enfatiza.
Pessoa destaca que a Brinquedoteca é um laboratório da Faculdade de Educação (FACED/UFU), e que a ideia é aliar pesquisa, ensino e extensão, ao mesmo tempo em que funciona como um laboratório para a área da infância. “Pensamos desde a concepção do espaço, até os materiais presentes e a forma de utilização. Hoje é um dia festivo de reapresentar esse espaço que já existia, mas que após algumas reformulações, estamos disponibilizando ele novamente para que ele seja conhecido e utilizado como um espaço para a valorização da infância, da formação na educação e áreas afins”, finaliza.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Brinquedoteca FACED pedagogia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS