Pular para o conteúdo principal
PRÊMIO

Doutorando da UFU analisa a relação da contabilidade com a sustentabilidade

Artigo recebe dupla premiação em evento da área

Publicado em 06/10/2025 às 11:05 - Atualizado em 09/10/2025 às 13:10

Os principais resultados do artigo mostram que as motivações dos pesquisadores estão principalmente relacionadas a preocupações com a diversidade étnico-racial, como o bem-estar coletivo e a diversidade de gênero. (Foto: Arquivo Pessoal)

Que objetivos levam profissionais da educação contábil a desenvolver a  sustentabilidade em seus trabalhos? Esse foi o tema de um artigo científico apresentado por Deivson Vinicius Barroso, doutorando em Ciências Contábeis no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCC/UFU) na IX Conferência Sul-Americana de Contabilidade Ambiental (CSCA) — evento voltado a pesquisadores, estudantes e profissionais da área dedicados ao estudo, ensino e prática da contabilidade em relação à sustentabilidade. O trabalho recebeu dupla premiação na CSCA.

A pesquisa surgiu como um derivado da tese de doutorado, já que existia em Barroso a vontade de entender cada vez mais como está o ambiente acadêmico e profissional quando se discute sustentabilidade e contabilidade, a partir de discussões já feitas por outros autores. De acordo com o doutorando, a contabilidade não se resume a questões mercadológicas e utilitaristas; ela também consegue se envolver com questões sociais. Afinal, para ele, a contabilidade tem essa capacidade de não só contar números, mas também de contar histórias e de se comunicar.

Orientado pela professora do PPGCC, Denise Mendes da Silva, o artigo  tem como propósito analisar quais são os valores e as crenças presentes nas justificativas e objetivos de algumas pesquisas científicas desenvolvidas dentro da temática “educação contábil para sustentabilidade”. Além disso, a ideia é também identificar quais são as motivações que podem ser percebidas nos textos desses estudos.

“O artigo vem com esta principal mensagem de entender se a contabilidade está pesquisando, está movimentando o assunto sustentabilidade e a partir de quais motivações, valores e interesses. Ou seja, entender por que nós estamos nos envolvendo e por que nós estamos pesquisando sobre sustentabilidade, esse é o grande questionamento do artigo”, completa Barroso.

O trabalho “Educação Contábil para a Sustentabilidade: o que nos move enquanto pesquisadores?”, foi premiado em duas categorias: melhor artigo da área de Educação e Pesquisa em Contabilidade Socioambiental e melhor artigo do Congresso, realizado em agosto deste ano em Fortaleza (CE)

Tendo como tema central “Contabilidade e inovação: desafios da emergência climática”, foi um evento voltado completamente para se falar sobre as influências da sustentabilidade na contabilidade, abrangendo assuntos como mercado de carbono, normatização relacionada a esse tema e educação voltada à sustentabilidade. 

“Eu estou no segundo ano do doutorado e já é legal saber que estou caminhando de uma forma que as pessoas, pesquisadores da área e outros professores que pesquisam isso já há muito tempo, num congresso renomado e internacional, conseguem perceber que essa é uma pesquisa interessante, que vale a pena seguir caminhando nessa área, nessa perspectiva que eu estou trazendo para a pesquisa e que isso vai contribuir para o conhecimento científico na área”, comenta Barroso.

Os resultados da pesquisa identificaram por meio da teoria do valor, crença e norma  (VBN) que existem diferentes valores que guiam a pesquisa em sustentabilidade, os chamados valores esféricos, ou seja, as pesquisas, elas partem de um lugar de preocupação com as questões relacionadas ao meio-ambiente, às mudanças climáticas, à preservação do solo, da biodiversidade, para além dos valores biosféricos.

Também há os valores altruístas que dizem respeito àquelas questões relacionadas à sociedade, às desigualdades socioeconômicas, a questões de igualdade de gênero, de diversidades, assim o artigo mostra que os pesquisadores estão se preocupando com  questões sociais também. 

“Então, a gente identifica que a área contábil também está pesquisando para poder atingir ascensão profissional. Os resultados mais frequentes no artigo são de valores biosféricos e altruístas, mas também encontramos valores egoístas voltados para a ascensão no mercado”, finaliza o doutorando. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: Prêmio sustentabilidade contabilidade Conferência

A11y