Estudo da UFU é premiado na área de pesquisa e ensino da Contabilidade

Trabalhos desenvolvidos na universidade foram apresentados em Congresso de Controladoria e Finanças

Publicado em 09/07/2024 às 16:11 - Atualizado em 10/07/2024 às 14:57

Premiação foi recebida pela professora Daniele Cristina Bernd e pela mestranda Júlia Vieira Reis, que apresentaram o trabalho no evento. (Foto: arquivo pessoal)

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participaram, entre 26 e 28 de junho, em Florianópolis (SC), do 14º Congresso UFSC de Controladoria & Finanças, evento realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na ocasião, o trabalho intitulado “Metodologias ativas na educação contábil: uma análise das tendências e contribuições com base nas diretrizes do IAESB” foi premiado como melhor artigo na área de pesquisa e ensino da contabilidade. O estudo foi desenvolvido em coautoria pela mestranda Júlia Vieira Reis e pelos professores Daniele Cristina Bernd e Gilberto José Miranda, da Faculdade de Ciência Contábeis (Facic/UFU).

Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, os pesquisadores investigaram a aplicação de metodologias ativas na educação contábil e seu alinhamento com as competências propostas pelo International Accounting Education Standards Board (IAESB), instituição de referência global em padrões educacionais para programas de formação contábil em instituições de ensino superior.

O estudo identificou e avaliou as principais metodologias ativas de ensino utilizadas na educação contábil: estudos de caso, role-play, gamificação e aprendizagem cooperativa. “Os resultados destacam que há uma transição do ensino tradicional para abordagens pedagógicas ativas e mais envolventes ao decorrer dos anos, com um destaque para a evolução do uso de instrumentos tecnológicos. As metodologias ativas centradas no aluno representam uma mudança significativa que auxilia na construção colaborativa do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades práticas”, concluem os autores.

Congresso

Foto dos estudantes da UFU na fachada do congresso
Representantes da UFU estiveram em Florianópolis, entre 26 e 28 de junho. (Foto: arquivo pessoal)

O Congresso UFSC de Controladoria & Finanças está em sua 14ª edição e se destaca por fomentar a rede de contatos entre empresas e ambiente acadêmico, além de propor anualmente temas relevantes das Ciências Contábeis e possibilidades de intercâmbio entre programas de pós-graduação.

Sete trabalhos da UFU foram apresentados na ocasião, sendo cinco vinculados ao Campus Santa Mônica e dois ao Campus Pontal. Além disso, estudantes da UFU participaram dos chamados consórcios doutorais e mestrais, ocasiões em que pesquisadores em formação discutem seus projetos com professores de outros programas de pós-graduação. Foi o caso dos doutorandos Clariovaldo Enias Tavares da Silva e Bruno Barbosa de Souza e da mestranda Júlia Vieira Reis. “Foi uma experiência muito boa prestigiar os trabalhos realizados pelos discentes e docentes da Facic e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU”, avalia Bernd.

Palavras-chave: contabilidade congresso Prêmio Metodologias Ativas