Publicado em 02/10/2025 às 15:37 - Atualizado em 14/10/2025 às 15:05
E-mails institucionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que se tornaram inativos serão desabilitados e todo o conteúdo como: mensagens, dados em nuvem, arquivos no drive e licenças, será apagado, em definitivo, pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), a partir do mês de dezembro.
De acordo com Vitor Campos, diretor de Infraestrutura e Suporte e gestor de Segurança da UFU, são considerados e-mails inativos aqueles que estão sem uso, como de discentes que concluíram ou abandonaram vínculo com a instituição, de docentes, técnicos administrativos e terceirizados, que não possuem mais vínculos, conforme definido na Portaria Reito de Nº 440, de 10 de outubro de 2024.
Segundo Campos, “a exclusão atende normas de segurança e adequação ao princípio do acesso mínimo (zero trust), garantindo que apenas usuários ativos e devidamente vinculados à UFU mantenham acesso aos recursos institucionais. A medida evita riscos à segurança, privacidade e reduz custos com licenças”, esclarece.
Os usuários inativos deverão realizar o backup de todas as informações e arquivos relevantes, antes da exclusão. Para isso, os usuários serão notificados, previamente, sobre a desabilitação e terão prazo para backup dos dados. “As notificações são enviadas por e-mail institucional e pelas chefias responsáveis”, alerta o diretor.
Ainda, segundo Vitor Campos, o número total de e-mails desabilitados “dependerá do inventário atualizado das contas em condição de “inativo”. Este levantamento é realizado periodicamente pelo CTIC, em conjunto com as chefias e setores responsáveis pela validação dos cadastros”, explica.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: CTIC E-mail desabilitado
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS