Pular para o conteúdo principal
Inovação

UFU sedia evento anual da Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Encontro celebrou os dez anos do Marco Legal da Inovação, reunindo especialistas para debater o futuro da propriedade intelectual e da tecnologia no Brasil

Publicado em 14/11/2025 às 11:35 - Atualizado em 24/11/2025 às 10:49

Representantes das diferentes instituições da rede estiveram presentes (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Agência Intelecto, sediou nos dias 11 e 12 de novembro o evento anual da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI). O encontro teve como tema central “Os Dez Anos do Marco Legal da Inovação: avanços, desafios e oportunidades para o futuro da propriedade intelectual e inovação no Brasil”, reunindo importantes nomes do setor para refletir sobre a última década e construir os próximos passos para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no país.

A programação contou com painéis, plenárias e visita técnica, reunindo representantes institucionais e especialistas em inovação e propriedade intelectual. Entre as temáticas abordadas nos painéis, destacaram-se “Estratégias de transferência de tecnologia”, “Governança dos acordos e contratos de inovação”, “Temas contemporâneos em propriedade intelectual” e “Inteligência artificial generativa e propriedade intelectual”. O evento incluiu ainda uma visita técnica ao Brain, Centro de Inovação em Negócios Digitais do grupo Algar, para a apresentação de cases de inovação.

Visita Brain
Visita técnica ao Brain destacou a importância dos parceiros no promoção da inovação na região (Foto: Arquivo pessoal)

A abertura solene contou com a presença da vice-reitora da UFU, Catarina Machado Azeredo, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Paluma, e da diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, Luciana Carvalho. Também estiveram presentes Cintia Mendonça, assessora de Ciências e Inovações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); Rodrigo Gava, coordenador-geral da RMPI; Lucas Mendes Soares, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; e Gilberto Medeiros Ribeiro, co-coordenador da RMPI.

O pró-reitor Thiago Paluma destacou a relevância do tema central: “Os dez anos do marco legal da inovação são muito importantes e significativos para todos nós, na área de inovação e propriedade intelectual. É uma data emblemática, porque fazemos um balanço do que evoluiu nos últimos anos e dos próximos desafios”.

O subsecretário Lucas Soares, por sua vez, ressaltou a importância da sinergia entre as instituições para alavancar o setor, destacando a relevância do “trabalho conjunto para captação de recursos”.

A vice-reitora Catarina Azeredo fez menção aos recentes destaques da UFU em rankings de inovação, citando o RUF 2025 da Folha de São Paulo, no qual a UFU alcançou o 10º lugar entre as melhores do país em indicadores de inovação, sendo a terceira melhor do estado. Azeredo também pontuou a significativa “presença feminina na gestão inovadora da universidade”.

Por fim, Luciana Carvalho, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, abordou a importância do encontro: “O evento tem como objetivo refletir o papel estratégico da propriedade intelectual no desenvolvimento científico, econômico e social de Minas Gerais. É um espaço de reflexão sobre o papel da inovação como um reforço do desenvolvimento sustentável e da soberania tecnológica do nosso país”.

 

Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Foto representantes da RMPI
Rede existe há mais de 20 anos (Foto: Milton Santos)

A Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) é uma associação sem fins lucrativos que atua no apoio às instituições científicas e tecnológicas (ICTs) do Estado de Minas Gerais nas áreas de propriedade intelectual e gestão da inovação. Seu principal objetivo é fortalecer o desenvolvimento e a proteção do conhecimento científico e tecnológico no Estado.

A RMPI foi estabelecida em 16 de julho de 2003, após a reunião dos dirigentes das Instituições de Ensino e Pesquisa de Minas Gerais, que assinaram o Protocolo de Intenções. Atualmente, a rede é composta por 32 membros e sua coordenação é compartilhada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), ficando esta última a cargo da coordenação geral.

Veja mais fotos do encontro aqui.



Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: rede mineira de propriedade intelectual inovação Propriedade Intelectual encontro Agência Intelecto

A11y