Pular para o conteúdo principal
Exposição

Concurso de Cabaças Natalinas transforma sustentabilidade em arte e mobiliza estudantes da UFU

Evento promovido pelo Sistema de Bibliotecas reuniu alunos, visitantes e instituições externas em exposição que premiou peças feitas com materiais reaproveitados

Publicado em 11/12/2025 às 15:01 - Atualizado em 11/12/2025 às 15:49

Foto: Milton Santos

Na última quinta-feira, 10, foi realizado na Biblioteca do Campus Santa Mônica o Projeto Natal Sustentável. O evento contou com a participação do Coral Praiano que apresentou músicas natalinas  e, também, foi realizada a premiação do Concurso de Cabaças Natalinas, que corou a aluna de Artes Visuais da UFU, Ana Luisa Santos, a grande vencedora do concurso 

A ação, organizada por Cláudia Cury, Shirley Duarte, Valéria Rezende e Andréa Teixeira que fazem parte do Grupo de Trabalho Pedagógico do SISBI (Sistema de Bibliotecas da UFU) surpreendeu pela criatividade das peças e pelo alto engajamento do público, gerando expectativa por novas edições.

Segundo a presidente do GT Pedagógico, Cláudia Cury, o concurso buscou uma forma de celebrar o Natal, sem incentivar o consumo excessivo, comum nesta época do ano. Ela conta que o projeto surgiu quase naturalmente: “Estamos pensando muito em sustentabilidade, dentro e fora da Universidade. Como ganhei cerca de 200 cabaças de um produtor rural, pensei: por que não fazer um Natal sustentável? A partir disso, criamos o concurso e envolvemos tanto a comunidade, quanto estudantes da UFU e de outras instituições”, explicou.

O alcance rapidamente extrapolou os limites de Uberlândia e alunos da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) da unidade de Ituiutaba, enviaram cerca de 30 cabaças para participar da competição.

Engajamento acima do esperado

A divulgação nas redes sociais da biblioteca e os cartazes espalhados pelo local despertaram curiosidade e atraíram participantes de todas as idades. Cada pessoa podia retirar uma cabaça no balcão da biblioteca e customizá-la livremente.

Segundo Cláudia, o entusiasmo surpreendeu: “as pessoas vinham, pegavam suas cabaças, comentavam com outras… e assim foi crescendo. Quando começaram a chegar as primeiras peças e expusemos, virou um sucesso. Não esperávamos um envolvimento tão grande.”

Avaliação e critérios

As peças foram julgadas com base em critérios como:

  • Criatividade
  • Inovação
  • Sustentabilidade (priorizando materiais reaproveitados)
  • Valorização da cabaça (como elemento principal)
  • Expressividade artística
  • Acabamento

Cury destacou um ponto importante no critério de avaliação que foi valorizar o elemento principal a cabaça, “ a gente procurou cabaça que não tivesse nada de plástico, que não tivesse muita luz, muita informação, valorizando o elemento cabaça”

A exposição das cabaças compõem a decoração natalina do Sisbi, os alunos do curso de Artes Visuais também criaram um painel escrito “Feliz Natal” feito por galhos de árvore, reforçando a ação de um natal sustentável.

Ana Luisa Santos vencedora do Concurso de Cabaças Natalinas
Fotos: Milton Santos

A vencedora: arte, intenção e reaproveitamento

A grande vencedora do concurso foi Ana Luisa Santos, estudante de Artes Visuais. Ela usou materiais que já tinha em casa, sobras de biscuit, tintas e um detalhe vermelho reaproveitado de uma fantasia .

Ana Luisa explica que a inspiração veio justamente da combinação entre arte e sustentabilidade: “quando falaram de sustentabilidade, pensei nos materiais que eu tinha sobrando. O biscuit endurece se guardado muito tempo, então foi uma boa forma de usar, aquele detalhezinho vermelho que eu tinha usado para uma fantasia e as tintas que já tinha” 

Sobre a sensação de vencer entre tantos participantes, ela confessa surpresa: *“fiquei muito feliz. Muita gente participou, inclusive colegas do meu curso. Entreguei sem achar que fosse ganhar, mas ganhei  e fiquei muito contente com o prêmio e com a forma que fui recebida aqui”

Próximos concursos 

Com o sucesso, o público manifestou interesse em um novo concurso temático, durante outras épocas do ano, Shirley Duarte não confirmou novos concursos, mas deixou a possibilidade em aberto, “a gente diz que não, mas chega na hora, a gente faz” e Cury completa, “nossa ideia é continuar, porque o GT pedagógico  promove, entre outras atividades,  eventos de extensão, projetos de extensão. Esse é um deles desse ano, já é o segundo ou terceiro desse ano. Então, para o ano que vem, vamos ver o que que a gente vai elaborar".  

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: sisbi sisbi UFU #BibliotecasUFU Natal exposição artística artes visuais

A11y