Pular para o conteúdo principal
Infraestrutura

Obras são realizadas em campi da UFU após incentivo governamental

Governo Federal enviou aproximadamente R$34 milhões por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que serão destinados para três blocos

Publicado em 12/12/2025 às 09:56 - Atualizado em 12/12/2025 às 10:30

Bloco 1JCP no Campus Pontal | Foto: Dirob/PREFE/UFU (reprodução)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Diretoria de Obras da Prefeitura Universitária (Dirob/PREFE/UFU), foi contemplada com R$34 milhões pelo Governo Federal via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), programa de investimentos para acelerar o crescimento econômico e inclusão social, gerando emprego e renda, e combatendo as desigualdades sociais. O recurso será destinado para três obras: a conclusão do Bloco 1JCP, no Campus Pontal; a conclusão do Bloco 1HCG, no Campus Glória; e o início da construção do Bloco 8JJU, no Campus Umuarama.

O Bloco 1JCP terá salas de aula, laboratório e uma área administrativa para o Campus Pontal, e possui um cronograma para conclusão em novembro de 2026. Já o Bloco 1HCG é voltado para o Centro de Pesquisa Aeronáutica Experimental (CPAERO), e será utilizado para abrigar o “Túnel de Vento”, um equipamento que a UFU possui para realizar experimentos e pesquisas que envolvem questões de aerodinâmica, com previsão de início em janeiro do próximo ano e conclusão em janeiro de 2027. 

Por fim, o Bloco 8JJU será direcionado para a Faculdade de Medicina (FAMED/UFU) e construído parcialmente, pois o recurso não foi suficiente. Outra obra importante para a UFU e que pode ser retomada é o Parque Tecnológico no Campus Glória. O Diretor de Obras, Dogmar Antonio de Souza Junior, destacou que a UFU conseguiu uma verba proveniente da Financiadora de Estudos de Projetos (FINEP), e que esse modelo de financiamento além do PAC pode ser repetido para a conclusão ou início de outras obras.

O diretor  explica que a obra do Bloco 8JJU levará mais tempo, por estar em uma modalidade diferente de contratação. “Como ele está em uma modalidade diferente, onde a empresa que será contratada também fará os projetos, serão três anos para que a empresa responsável realize os projetos e a obra em si. Então, supondo que a Diretoria de Obras dê a Ordem de Serviço em meados de maio do ano que vem, esse é o período onde se iniciam os três anos para que a obra seja concluída”, destaca.

Souza Junior também ressaltou a importância dessas obras para a comunidade universitária: “Todas as obras entregam ambientes mais apropriados para o desenvolvimento das atividades, ensino, pesquisa e extensão, e administrar atividades. Então, sabemos que a universidade foi ampliando a quantidade de cursos e vagas, e fizemos um esforço muito grande para abrigar todas essas necessidades”.

Por fim, Souza Junior apontou que a Dirob/PREFE/UFU preza pela transparência e todas as licitações dessas construções estão sendo divulgadas publicamente por meio deste link no site da Prefeitura Universitária, ou então pelo portal da Diretoria de Compras e Licitações (Dircl/PROPLAD/UFU), que pode ser acessado aqui. Para conferir a licitação das obras contempladas pelo PAC, confira os hiperlinks:


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: obras Campus Pontal Campus Umuarama Campus Glória Dirob

A11y