Pular para o conteúdo principal
Preservação ambiental

Plantio de mudas no Glória alia paisagismo com atendimento de demandas da comunidade acadêmica

Estudantes, professores e Prefeitura Universitária se unem para arborização e mais conforto no combate ao calor dentro do campus

Publicado em 09/12/2025 às 10:59 - Atualizado em 09/12/2025 às 13:35

Foto: Milton Santos

Na manhã desta terça-feira (9), a UFU, em parceria com a Prefeitura Universitária (PREFE) através do Setor de Jardinagem (Sejad/PREFE/UFU), realizou o plantio de mudas no estacionamento do Campus Glória, em Uberlândia. A ação, que envolveu estudantes e professores do curso de Agronomia, além de funcionários terceirizados, realizou o plantio de espécimes de escumilha, mirindiba e quaresmeira. O objetivo  foi arborizar o estacionamento do campus, trazendo mais conforto à comunidade acadêmica com sombra e mitigação do calor.

O plantio foi coordenado pela professora Tatiane Pereira Santos Assis, que ministra as disciplinas Plantas Ornamentais e Paisagismo, e Recuperação de Áreas Degradadas, e também pelo professor Lísias Coelho, docente na disciplina de Silvicultura. Assis destaca que a coordenação foi feita junto ao Setor de Jardinagem para colocar espécies de grande e médio portes de maneira estratégica, proporcionando sombra no estacionamento, mas também um ambiente visualmente agradável.

“No estacionamento, vamos alternar entre escumilha e mirindiba (espécies de grande porte). Perto do bloco, vamos colocar a quaresmeira, que é uma espécie de médio porte, proporcionando não só sombra, mas também um ambiente que é mais agradável visualmente. Isso vai nos ajudar a controlar o microclima, porque é importante a gente ter sombra e esse conforto ambiental”, destaca Assis.

Assis também ressalta que essa é uma necessidade que já vem de anos anteriores, mas que só foi atendida hoje. Ela também aponta que a instrução anterior era de que o plantio não seria permitido pela previsão de construção de mais blocos no Campus Glória, mas que, pelo aumento da temperatura da cidade nos últimos anos, o plantio foi autorizado. Ela também ressalta a importância não só para o espaço físico do campus, mas também para a formação dos discentes:

“Esse plantio vai ficar marcado tanto para a história do Campus Glória, quanto para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Estudamos muito a questão da arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas, e aqui é o momento de colocarmos em prática não só o conhecimento dessas disciplinas específicas, mas de todas que eles vêm estudando ao longo do curso, visto que são alunos que em breve estarão se formando”

Estudantes plantando mudas no estacionamento do Campus Glória
Foto: Milton Santos

A prefeita universitária, Juliana Cardoso Braga, também esteve presente no evento, e destacou que a demanda da arborização no campus era antiga. Além disso, Braga também corroborou  os apontamentos da professora Tatiane Assis sobre a mitigação dos efeitos do calor, e ressaltou que é um prazer estar participando desse momento importante para o Campus Glória ao lado dos estudantes.

“Para a gente, foi importante realizar esse estudo para que de fato a gente fizesse um plantio sem comprometer o Plano Diretor e o projeto de expansão do campus, que foram analisados pela equipe de projetos da PREFE. As mudas que foram consideradas para cá, levaram em conta esse Plano Diretor, e também respeitaram o processo de expansão do campus, já que, caso precisemos de novas áreas para construir no futuro, elas possuem essa possibilidade de remanejamento”, complementa.

O estudante Gabriel Vitti Oliveira Bonturi, também do curso de Agronomia, corroborou com as questões levantadas pelas professoras, e destacou que essa atividade também pode ser replicada em outros estacionamentos da universidade, por exemplo. Ele também finaliza destacando como os aprendizados em sala contribuíram para esse momento: “Agora, com a instalação dessas atividades curriculares de extensão no nosso curso, conseguimos colocar em prática o que vimos em sala de aula, além do plantio dessas mudas junto  com a comunidade”.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: arborização meio ambiente Campus Glória agronomia prefeitura universitária

A11y