Publicado em 21/01/2026 às 13:35 - Atualizado em 21/01/2026 às 14:18
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) continua figurando entre as melhores instituições de ensino superior no país. Desta vez, o destaque vai para o curso de Medicina, que forma profissionais altamente qualificados desde 1973, quando graduou a primeira turma de médicos, na então antiga Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (Emeciu). Hoje, o curso continua sendo um grande formador nacional e com destaque máximo, como mostra o resultado alcançado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram nesta segunda-feira, 19/1, o resultado do Enamed 2025. O exame avaliou 351 cursos de Medicina pelo país, sendo 304 deles pertencentes ao Sistema Federal de Ensino, o que inclui as instituições públicas federais e privadas. A UFU está entre as 49 instituições que conquistaram nota máxima na avaliação e é a única do Triângulo Mineiro que alcançou esse resultado.
A diretora da Faculdade de Medicina (Famed) da UFU, Tânia Mendonça, celebra a conquista e destaca como esse resultado é uma resposta à sociedade. “Como curso público e gratuito, temos um dever de prestação de contas com a população que investe em nós por meio dos seus impostos. Esta validação é a nossa demonstração mais transparente de que os recursos públicos estão sendo convertidos em formação médica da mais alta qualidade. Reforça que a UFU está entregando à sociedade, e em particular ao SUS, profissionais extremamente bem preparados, o que é nossa maior missão e nosso maior orgulho”, afirma a diretora.
De acordo com o coordenador do curso, Marcus Vinicius de Pádua Neto, essa avaliação também permite que a graduação identifique suas fortalezas e eventuais pontos de melhorias. “A partir desses resultados, conseguimos alinhar melhor o currículo, fortalecer áreas estratégicas da formação médica e aperfeiçoar metodologias de ensino e avaliação. Para o curso, o impacto [do resultado] é muito positivo, porque reforça a cultura de melhoria contínua, orienta decisões pedagógicas e contribui para manter um padrão elevado de qualidade, sempre alinhado às necessidades do sistema de saúde e da sociedade”, explica Neto que também ressalta que a avaliação recebida no Enamed representa um olhar externo, nacional, sobre a formação médica que a UFU está oferecendo.
Os protagonistas da avaliação
Para Mendonça, os verdadeiros protagonistas desse resultado positivo são os estudantes que participaram da avaliação, especificamente os discentes das turmas 94 e 95. “Essas turmas são emblemáticas: são formações inteiras que viveram todo o seu ciclo de aprendizado sob o nosso currículo inovador, implantado em 2013. Eles são, portanto, a primeira leva de concluintes que experimentou, do primeiro ao último dia, uma formação médica baseada no protagonismo discente por meio de metodologias ativas como PBL (Aprendizado Baseado em Problemas) e CBL (Baseado em Casos)”, conta a diretora.
A qualidade do ensino também é sentida do outro lado da história. O discente do curso, João Vitor Naresse, exalta a graduação na UFU, afirmando que a principal qualidade é o cenário de prática e as oportunidades que ela oferece para os estudantes através do Hospital de Clínicas da universidade (HC-UFU/Ebserh). “Ter a oportunidade de estagiar nos dois últimos anos do curso, em regime de internato, no HC é algo que fez total diferença na minha vida acadêmica. Só quando comparamos, informalmente, com colegas de outras instituições, é que percebemos a magnitude de poder estar inserido em um hospital de grande porte com uma cultura de ensino tão enraizada”, relata Naresse.
Ele acrescenta que o período no internato contribuiu para sua formação: “Durante o internato na UFU somos moldados não só para que possamos executar procedimentos com proficiência, como também desenvolver habilidades de relacionamento médico-paciente sólidas, éticas e humanizadas. Além disso, a cultura de ensino que perpassa por todos os funcionários do hospital, em compreender que somos ali médicos em formação, é algo que impacta positivamente nesse processo.”
Naresse também celebra o resultado do curso no Enamed, uma vez que foi um dos discentes a realizar o exame. “É extremamente gratificante saber que pude contribuir positivamente com esse resultado. Sendo um uberlandense de nascença, desde pequeno sempre sonhei em fazer parte dessa majestosa instituição que figura no ideal da população de Uberlândia e região como sinônimo de excelência. Sendo assim, o sentimento que fica é de um orgulho absoluto e aconchegante, que serviu para reafirmar o compromisso do curso de Medicina da UFU para com a sociedade”, completa o futuro médico.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU
Palavras-chave: Famed MEC Medicina
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS