Publicado em 06/01/2026 às 09:54 - Atualizado em 09/01/2026 às 13:59
Machado de Assis foi um renomado escritor brasileiro e produziu diversas obras de grande importância para a literatura nacional, como “Memórias Póstumas de Brás Cubas" e “Dom Casmurro”. Além disso, sua produção literária serve de base para inúmeros trabalhos acadêmicos, como é o caso de “Machado de Assis e o Livro de Jó”, escrito pela professora Kênia Maria de Almeida Pereira, do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) e coordenadora do Laboratório de Estudos Judaicos da UFU.
O livro surgiu como produto final de seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). A ideia para o projeto nasceu a partir da percepção de que as poesias machadianas apresentam diversas referências à tradição bíblica e à cultura judaica. Diante disso, durante o pós-doutorado, sob orientação da professora Suzana Chwarts, Pereira decidiu ampliar sua pesquisa e transformá-la em livro, uma vez que Machado de Assis disseminou, ao longo de suas obras, várias referências ao Livro de Jó.
“A temática da minha obra gira em torno do diálogo intertextual elaborado por Machado de Assis com a história bíblica de Jó. Esse diálogo, em busca do personagem dramático Jó, acontece tanto por meio da paródia quanto da paráfrase”, comenta Pereira.
A obra da professora discorre sobre os ecos de “O Livro de Jó” presentes em trabalhos machadianos como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, apresentando pontos em comum entre os livros.
“Além disto, o personagem Padre Cabral, ‘que levava tudo para a escritura’, ao se referir ao vizinho Pádua, pai de Capitu, cita ‘a lição de Elifaz a Jó’, ‘Não desprezes o coração do senhor; Ele fere e cura’”, exemplifica trecho do livro “Machado de Assis e o Livro de Jó”.
A poesia foi um dos primeiros passos na ascensão social de Machado, sendo um dos primeiros trabalhos do ator, e tal poesia machadiana, especialmente o poema intitulado “Soneto”, ocupa um lugar central no projeto da professora. Destaca-se o diálogo que Machado de Assis estabelece com o trágico personagem bíblico Jó. Para o desenvolvimento da pesquisa, Pereira utilizou como suporte teórico os estudos de Erich Auerbach, Robert Alter, Carl Jung, entre outros.
A obra está disponível de forma on-line, com o objetivo de atingir um público mais amplo e garantir maior divulgação das pesquisas contemporâneas sobre a literatura brasileira. O livro pode ser lido de forma gratuita no site da Editora Projetium.
“O público que pretendemos alcançar seria tanto os alunos de Letras, como pesquisadores da obra machadiana, bem como o leitor comum que se interesse pelo diálogo da literatura brasileira com as narrativas bíblicas. E espero que este livro amplie a fortuna crítica sobre os estudos em torno da poesia machadiana bem como as pesquisas sobre os diálogos que Machado tece com as histórias bíblicas”, completa Pereira.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: literatura religião Laboratório de Estudos Judaicos Machado de Assis
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS