Pular para o conteúdo principal
UFU por Elas

Fundadoras Do Núcleo de Estudos de Gênero, Mulheres e História foram homenageadas pela UFU na semana da mulher

O grupo de estudos promove debates em torno das questões de gênero

Publicado em 13/03/2026 às 10:18 - Atualizado em 13/03/2026 às 13:40

Neguem existe desde 1992 (Foto: Milton Santos)

Na segunda-feira desta semana, 9, as fundadoras do Núcleo de  Estudos de Gênero, Mulheres e História (Neguem), vinculado ao Centro de Documentação e Pesquisa em História (Cdhis) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/ UFU), foram homenageadas com o certificado de Honra ao Mérito Acadêmico e Social. O ato simbólico aconteceu durante o evento “UFU por Elas: Representatividade e Memória” que discutiu e relembrou as lutas das mulheres pela igualdade de gênero, direitos trabalhistas, combate e enfrentamento às violências.

As homenageadas foram: Maria Elizabeth Carneiro, Dulcina Borges, Cláudia Guerra, Vera Puga, Carmem Lucia, Eliane Ferreira e Margareth Rago.

O evento, que aconteceu na  sala dos Conselhos, Campus Santa Mônica, e teve transmissão ao vivo pelo canal da UFU no YouTube, contou com diversas atividades como a apresentação da Orquestra Popular do Cerrado, lançamento do edital de Apoio à Divulgação Científica de Pesquisadoras da UFU, homenagem ao Neguem e debates sobre políticas e práticas de enfrentamento às desigualdades e violências. 

 

Conheça o Neguem 

O núcleo foi fundado em 1992 pela profª Dra. Vera Lucia Puga com a intenção de criar um espaço de conhecimento sobre os temas que atravessam o gênero, como política, sexualidade, educação, trabalho, direito, saúde, violência, literatura, artes e representações culturais. 

O grupo mantém atividades de estudo mensais que ocorrem de forma presencial no Cdhis ou de maneira remota, dependendo do calendário acadêmico ou de necessidades específicas do grupo.  A participação é aberta a todas as pessoas interessadas nos estudos de gênero e na política de produção dos corpos e sujeitos, abrangendo estudantes e professores de diversas áreas como História, Medicina, Enfermagem, Direito, Educação, Sociologia e Jornalismo.

A professora Maria Elizabeth Carneiro destaca a importância do grupo de estudos para a sociedade: “Nós produzimos um conhecimento que interroga e problematiza os próprios termos da construção do conhecimento que ordena essa assimetria e política de apagamentos e de violência contra o gênero feminino.”

 

Conheça as fundadoras do Neguem

1. Profa. Dra. Vera Lucia Puga (INHIS/UFU)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo desde 1998 (USP) e mestre pela mesma instituição desde 1990. Graduou-se em História pelo Centro Unificado de Brasília em 1975 (CEUB). Atuou como professora no Instituto de História e no Programa de Mestrado e Doutorado em História Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também como fundadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Mulheres - NEGUEM e editora da Revista Caderno Espaço Feminino, desenvolvendo pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: violência de gênero, mulher, sexualidade, educação e cultura. Aposentou-se em 2010, mas permaneceu orientando e ministrando disciplinas nos Programas de Mestrado e Doutorado em História da UFU. De janeiro a junho de 2013 foi consultora da Secretaria de Políticas para as Mulheres/ONU Mulheres para avaliação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da SPM. Pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados MS.

2. Profa. Dra. Carmen Lúcia Figueira Balbino (INHIS/UFU)

Professora com graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui mestrado na área. Ministrou diversas disciplinas como professora do Instituto de História. Atuou como pesquisadora sobre registros de memórias de docentes da UFU e como orientadora em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na UFU, com foco em ensino de História e em livros didáticos de História. particularmente sobre o tema de sufrágio em livros didáticos. Participou do grupo de docentes que se dedicou à formação do Núcleo de Estudos de Gênero / NEGUEM, da Universidade Federal de Uberlândia.  

3. Profa. Dra. Eliane Schmaltz Ferreira (INCIS/UFU)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1974), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atuou como professora do Instituto de Sociologia (INCIS) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGCS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: ONGs e terceiro setor, cotidiano e gênero, gênero, classe e raça, sociabilidade, relações sociais. Participou do grupo fundador, da coordenação e de pesquisas vinculadas ao Núcleo de Estudos de Gênero / NEGUEM / UFU.

4. Profa. Dra. Jane de Fátima Silva Rodrigues (INHIS/UFU)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1975), graduação em Direito pela Faculdade Pitágoras (2016), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995). É professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia e atou, também, na Faculdade Pitágoras. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Local e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, história das mulheres, história local, história e memória. Participou como fundadora, integrante e coordenadora de pesquisas vinculadas ao Núcleo de Estudos de Gênero / NEGUEM / UFU.

 

5. Profa. Dra. Claudia Costa Guerra (INHIS/UFU)

Doutora em História (2018), linha História Cultural, Universidade Federal de Uberlândia-MG(2013-2017), Mestre História/USP-SP(1998), com bolsa da CAPES/PICD e Graduação em Licenciatura Plena em História/UFU-MG. Foi professora em diferentes cursos de ensino superior, orientando monografias, artigos científicos e compondo bancas de defesa na área de Gênero, Violência, Educação e Sexualidade. Publicou artigos em periódicos na área e atua como parecerista e da comissão editorial de publicações científicas, dentre elas o Caderno Espaço Feminino do NEGUEM/UFU, Revista IDEA, Revista da Católica e Revista de Educação Popular da UFU. É membro fundadora do NEGUEM e voluntária da ONG SOS Ação Mulher e Família de Uberlândia, desde 1997(atendimentos interprofissionais, gratuitos à violência conjugal e intrafamiliar), tendo sido presidenta por várias gestões. Atua em instituições e entidades de defesa dos direitos das mulheres em Uberlândia/MG. Eleita vereadora (PDT) da Câmara Legislativa de Uberlândia /  MG, legislatura 2021-25. 

6.     Dulcina Tereza Bonati Borges

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de História e Cultura. Atualmente é pesquisadora da UFU. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, cultura, documento, história e sexualidade. Participou do grupo de fundadoras do NEGUEM, e atua, até hoje, na equipe de coordenação de pesquisas e como coeditora do Caderno Espaço Feminino.

7. Profa. Dra. Margareth Rago (UNICAMP/UFU – EX-INHIS/UFU) 

Graduou-se em História na USP (1970) e cursou Filosofia na FFLCH da USP (1979); realizou mestrado em História na UNICAMP (1980-84) e doutorado em História na UNICAMP (1985-1990). Entre 1982-1984, lecionou no Instituto de História da UFU. Diretora do Arquivo Edgar Leuenroth da UNICAMP em 2000. Coordenou junto com as profas Dra Tânia Navarro Swain e Dra. Marie-France Dépèche a revista digital feminista internacional LABRYS, estudos feministas, até 2019. Atua como pesquisadora, editora e co-editora de publicações na área de Gênero, Subjetividades e Cultura Material, Teoria da História e História do Brasil República, pós-estruturalismo, feminismos, anarquismos, subjetividade, gênero, Foucault e Deleuze. Participou do grupo de docentes fundadoras do NEGUEM, e atua ainda no Conselho Editorial do Caderno Espaço Feminino.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: neguem honra Mulheres UFU por Elas

A11y