Pular para o conteúdo principal
Voluntários

Pesquisa da UFU recruta mulheres para tratar os sintomas da urgência urinária

Interessadas que cumprirem os pré-requisitos podem se candidatar para receber o tratamento na Faefi

Publicado em 25/01/2024 às 14:15 - Atualizado em 29/01/2024 às 15:41

(Imagem: Freepik)

Se você sente vontade intensa de urinar e quando vai ao banheiro o "xixi" não condiz com a sensação de estar “muito apertada”, e mesmo evitando de beber água, você continua indo mais de oito vezes ao banheiro durante o dia e mais que duas vezes à noite, é preciso ficar alerta. 

Alguns fatores relacionados a quantidade de vezes que a pessoa utiliza o banheiro durante o dia e à noite, podem ser indícios de urgência miccional, aquela vontade incontrolável de urinar. Wanessa Silva é recém-formada em Fisioterapia na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (Faefi/UFU) e orientada pela docente Ana Paula Magalhães Resende Bernardes em sua pesquisa sobre os tratamentos dos sintomas de urgência miccional. 

Silva busca mulheres acima de 18 anos para auxiliar no controle da perda de urina. Após a seleção, o tratamento irá se iniciar com sessões de terapia comportamental para a reeducação da bexiga, somado à eletroterapia, que controla a contração excessiva. A pesquisadora acrescenta que muitas mulheres têm medo de perder urina, visto que essa urgência está presente em alguns tipos de perda involuntária. Após o tratamento, afirma Silva, elas deverão diminuir as idas ao banheiro.

Confira quais são as características dos tipos de perdas involuntárias:

  • Incontinência urinária de urgência, quando a urina escapa até chegar ao banheiro; 
  • Incontinência urinária mista, que acontece quando a mulher tosse e/ou espirra e também para chegar ao banheiro;
  • Síndrome da bexiga hiperativa, quando a mulher que tem a urgência miccional, frequência diurna aumentada e também acorda muitas vezes para ir ao banheiro.
A imagem contém informações sobre o recrutamento de voluntárias para tratamento de urgência miccional.
Interessadas que cumprirem os pré-requisitos podem se candidatar pelo telefone acima (Imagem: reprodução)

Quem cumprir os pré-requisitos da pesquisa e tiver interesse em participar, será atendida no Campus Educação Física da UFU, que fica localizado na rua Benjamin Constant, 1.286 - bairro Nossa Senhora Aparecida. Wanessa Silva recebe as inscrições por meio do QRCode ou WhatsApp (34) 99734-0282

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Urgência miccional urinar Mulheres Incontiência Urinária Faculdade de Educação Física e Fisioterapia

A11y