Pular para o conteúdo principal
Oportunidade

Curso de Teatro da UFU disponibiliza oficinas gratuitas à comunidade

Projeto apresenta atividades de iniciação teatral

Publicado em 01/10/2026 às 16:17 - Atualizado em 01/10/2026 às 16:41

 

As inscrições para as oficinas de teatro do Projeto Comunidade Universidade Federal de Uberlândia (Comufu) vão até quarta-feira,  7/10. As oficinas acontecem no Campus Santa Mônica e são abertas à comunidade, com atividades voltadas a diversos públicos. Para participar, não é necessária experiência prévia com teatro.

O Comufu faz parte do curso de Teatro e tem como objetivo aproximar a universidade da população de Uberlândia, ofertando diferentes atividades para promover a troca cultural e o amplo acesso às artes cênicas.

Confira, abaixo, o cronograma das oficinas:
Oficina 1: “Tá gravando?”
  • Sinopse: A oficina "Tá gravando?" é destinada para crianças de 7 a 9 anos de idade, propondo um encontro do teatro e do audiovisual, através das diversas formas do brincar. A oficina vai explorar a criação de histórias coletivas, a partir de diferentes brincadeiras e jogos teatrais, onde o resultado final será um produto audiovisual desenvolvido durante as aulas, por meio do livre registro das crianças participantes, com auxílio das ministrantes. 
  • Público-alvo: entre 7 a 9 anos;
  • Datas e horários: sextas-feiras, das 14h às 17h30;
  • Período de realização:  9 de outubro a 12 de dezembro;
  • Local: Sala LAC - Bloco 3M, Campus Santa Mônica. 
  • Ministrantes: Laura Marzocchi, Marcella Escobar e Milena Gomes. 
  • Link para inscrição
Oficina 2: “Pequenos GRANDES dramas”
  • Sinopse: Já brigou com alguém por uma coisa boba? Já quis se declarar e teve medo? Já odiou um corte de cabelo que fez? Já passou vergonha na escola? E se tudo isso pudesse virar teatro? Em Pequenos Grandes Dramas, vamos olhar para os pequenos acontecimentos da vida e descobrir o que existe de teatral nelas. Através de jogos, improvisações e criação de personagens, situações vividas serão transformadas em teatro de verdade. 
  • Público-alvo: entre 14 a 17 anos;
  • Datas e horários: sextas-feiras, das 14h às 17h;
  • Período de realização: 9 de outubro a 12 de dezembro;
  • Local: Sala Ana Carneiro - Bloco 3M, Campus Santa Mônica. 
  • Ministrantes: Emilly Santos, Marcos Costa, Nicolly Leonel;
  • Link para inscrição
Oficina 3: “Como eu era antes de você?”
  • Sinopse: Ei, quem é você? ainda se lembra de você? jovem, se divertindo e saindo, com toda a sua essência pura e única de alguém que viveu intensamente apenas para si. Como eu era antes de ser lar, antes de ser casa e acolhimento?
  • Público-alvo: gestantes e mães;
  • Datas e horários: sextas-feiras, das 14h às 17h30;
  • Período de realização: 9 de outubro a 12 de dezembro;
  • Local: Sala interpretação - Bloco 3M, Campus Santa Mônica 
  • Ministrantes: Laura Gabriel di Santo 
  • Link para inscrição
Oficina 4: “Oficina - Linha do Tempo: O Fio que nos conecta”
  • Sinopse: Quando foi a última vez que você parou e olhou verdadeiramente para si? Vamos pausar a rotina através de jogos teatrais e da expressão corporal, buscando na memória os momentos de diversão e descontração da infância. Permita-se viver um momento que é inteiramente seu, transformando lembranças, afetos e o cuidado de si, em presença cênica.  
  • Público-alvo: 50+;
  • Datas e horários: sábados, das 8h30 às 11h30;
  • Período de realização: 10 de outubro a 12 de dezembro;
  • Local: Sala LAC - Bloco 3M, Campus Santa Mônica. 
  • Ministrantes: Clara Menezes, Lucas Barbosa e Jardel Rodrigues;
  • Link para inscrição
Oficina 5: “A máscara e o corpo poético”
  • Sinopse: Nesta oficina, a máscara neutra será o ponto de partida para investigar presença, escuta, equilíbrio, imaginação e relação com o espaço. Por meio de jogos, exercícios e improvisações inspirados na pedagogia de Jacques Lecoq, o corpo encontrará sentido e existência, além do automatismo do dia a dia.
  • Público-alvo: entre 16 a 35 anos;
  • Datas e horários: sábados, das 8h30 às 11h30;
  • Período de realização: 10 de outubro a 12 de dezembro;
  • Local: Sala Ana Carneiro- Bloco 3M, Campus Santa Mônica
  • Ministrantes: Amanda Bianco, Jordanna Lima e Samira Benassi  
  • Link para inscrição
Oficina 6: “Corpo em jogo: Movimento e criação”
  • Sinopse: Nesta oficina, teatro, dança, música, circo e movimento se encontram em um espaço de experimentação e descoberta. Por meio de jogos teatrais, improvisações, práticas de movimento e canto, os participantes serão convidados a experimentar diferentes formas de se expressar, explorar a criatividade, a espontaneidade e a liberdade de se movimentar. Considerando a adolescência como um período de descobertas sobre si e sobre o mundo, a oficina cria um ambiente seguro para experimentar, criar e se expressar do seu jeito. Um espaço de encontro em que o corpo, o olhar, a escuta e o movimento ganham destaque, propondo novas formas de se conectar com os outros para além das telas e da rotina. 
  • Público-alvo: entre 12 a 15 anos;
  • Datas e horários: sábados, das 9h às 12h;
  • Período de realização: 10 de outubro a 28 de novembro;
  • Local: Sala Interpretação - Bloco 3M, Campus Santa Mônica
  • Ministrantes: Bianca Drummond e Bru Garcia;
  • Link para inscrição: 
Oficina 7: “Corpo, Sonho e Imaginação”
  • Sinopse: E se aquilo que você vive, sonha e imagina pudesse virar cena? Venha experimentar novas formas de se expressar! De forma divertida, vamos juntos viver um processo de criação de personagens e cenas teatrais, através de jogos, improvisações e muita imaginação. Você traz suas idéias, a gente transforma em teatro. 
  • Público-alvo: entre 13 a 21 anos;
  • Datas e horários: sábados, das 8h30 às 11h30;
  • Período de realização: 10 de outubro a 12 de dezembro;
  • Local: Bloco 5U, Campus Santa Mônica
  • Ministrantes: Anderson Galvão. Marie Louise;
  • Link para inscrição

Além das oficinas acima, o projeto também oferece as seguintes oficinas fechadas: “A mala das mil histórias”, “Um mundo de cores”, “Memória que cabe no mundo”, “O fantástico mistério de feiurinha”, que ocorrerão em diferentes espaços, como o Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (NAICA)

Para mais informações, basta acessar e/ou entrar em contato o perfil do LaPET — Laboratório de Práticas Pedagógicas em Teatro no Instagram: @lapet_ufu.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.  

 

Palavras-chave: arte teatro comufu

A11y