Informação

Comunica UFU estreia coluna mensal de ciência

Acompanhe a rotina de pesquisadores e novidades em divulgação científica

Publicado em 28/08/2019 às 14:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Ciência nas redes sociais

A professora Amanda Danuello Pivatto, do Instituto de Química (IQ/UFU), gravou um vídeo respondendo a perguntas sobre a ciência brasileira e publicou no Facebook. A sugestão foi da aluna de doutorado Leticia Takahashi. O vídeo acabou sendo compartilhado por cerca de 800 pessoas e chegou a 30 mil visualizações.

Homenagem

A professora Luciana Muniz, da Eseba, durante a homenagem a González Rey (Foto: arquivo pessoal)

Pesquisadores da UFU homenagearam o psicólogo cubano Fernando González Rey, que faleceu em março deste ano, durante o II Seminário Nacional de Formação de Professores a Distância (Semead), que aconteceu no Campus Santa Mônica de 11 a 14 de agosto. Segundo a professora Luciana Muniz, da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU), os estudos de Rey foram importantes para muitos trabalhos desenvolvidos na UFU, inclusive o Diário de Ideias, projeto que rendeu a ela o Prêmio Professores do Brasil em 2018. Leia aqui o depoimento de Muniz sobre González Rey.

Mulheres na ciência

A professora Talita Ferreira de Rezende Costa, do Instituto de Química (IQ/UFU), foi entrevistada pelo canal “Investiga Menina”, no Youtube. No vídeo, ela fala sobre sua pesquisa com técnica de silk em estamparias relacionadas ao movimento negro.

Percepção pública

A pesquisa “Percepção Pública da C&T no Brasil 2019”, feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), foi divulgada no fim de julho, durante a 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foram entrevistadas 2.200 pessoas de todas as regiões. Segundo o estudo, 62% dos entrevistados estão interessados ou muito interessados em ciência e tecnologia. Porém, 90% não se lembram ou não sabem apontar um cientista do país e 88% não se lembram ou não sabem indicar alguma instituição do setor. Veja a pesquisa completa: www.cgee.org.br/web/percepcao.

Ciência nos bares em 2020

Em Uberlândia, Pint of Science acontece desde 2018 (Foto: Marco Cavalcanti)

O Pint of Science Brasil está com inscrições abertas, até 30 de setembro, para as novas cidades interessadas em participar do evento que leva cientistas para apresentar suas pesquisas nos bares. Em 2020, o festival acontecerá durante os dias 11, 12, 13 de maio. O evento já acontece em Uberlândia desde o ano passado e, neste ano, foi feito também em Ituiutaba, com participação de cientistas da UFU. Quer levar o Pint of Science para sua cidade? Inscreva-se em https://pintofscience.com.br.

Jornalismo científico

Confira algumas reportagens sobre pesquisas científicas publicadas no Comunica UFU em agosto:

Engenharia da UFU desenvolve moto elétrica para participar de evento na Espanha

Como se fazia música 500 anos atrás?

Os caminhos possíveis de um estudante que escolhe ser cientista

Paternidade e ciência

Veja também pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação no último mês:

Estado de Minas

Pesquisa de universidade mineira revoluciona produção de carne

Minas Faz Ciência

Conheça a pesquisadora premiada por estudo em taxonomia botânica

Aliado no tratamento da doença de Alzheimer

A “Coluna de Ciência” do Comunica UFU é publicada na última semana do mês. Envie sua sugestão de pauta: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

Palavras-chave: coluna Ciência Divulgação Científica